Pare e Pense | 18 de outubro de 2005 | Fonte: CQCS

O melhor Congresso que eu já fui!!!

Ufa!!!

Acho que estou ficando velho…

Mas ainda estou cansado da loucura que foi o XIV Congresso Brasileiro de Corretores de Seguros.

Para chegar até Maceió foi uma dificuldade.

Vôos lotados, hotéis lotados e um grande burburinho na indústria.

Para conseguir chegar na Capital Alagoana tive que pegar um vôo noturno, que pousava a 1 da manhã do dia 13, e voltei a Salvador em um ônibus, na madrugada do dia 15.

Ao chegar a Maceió, só se falava no evento, que inaugurava o novo Centro de Convenções, jangada da Bradesco Seguros na esteira de bagagem, vários ônibus com adesivos de Cias Seguradoras e motoristas de táxis encantados com o movimento que a Indústria do Seguro estava fazendo na cidade.

Na manha do dia 14, ao chegar ao Centro de Convenções constatei que o Sincor AL e a Fenacor tinham acertado em cheio na escolha do local.

O espaço físico parecia que tinha sido projetado para o evento, apesar de ter sentido falta de um sistema de refrigeração, os stands estavam muito bonitos e a farra era uma alegria só.

Quanto aos grupos de trabalho, achei os temas muito bem definidos e divididos adequadamente.

Vi mais de um Corretor chateado por ter que optar por um único assunto.

Se tinha gente reclamando desta limitação, temos que parabenizar que organizou.

Eu acho apenas que faz falta um acompanhamento no decorrer do ano sobre o que é feito com este material.

As plenárias lotadas, os sorteios concorridos e manutenção do padrão de dar presentes, como palms e computadores, que sirvam de ferramenta d trabalho é genial.

A única nota realmente triste foi a respeito da vaia para Henrique Brandão na cerimônia de abertura, a qual eu, felizmente, não presenciei.

Conheço Henrique Brandão há cinco anos, presto serviços ao Sincor RJ a mais de dois e nunca vi ou ouvi qualquer proposta de fazer algo no limite da ética.

Acho que as denuncias contra ele devem ser investigadas, da mesma forma que as do IRB Brasil Re, da Interbrazil e da Susep.

Afinal estamos em uma fase de limpeza do nosso Brasil e tenho a certeza de que, depois de esclarecidos os escândalos, teremos um País melhor.

Mas também não acho que esteja certo a Policia Federal sair invadindo empresas, e muito menos residências, de forma arbitrária, lembrando a época da Ditadura.

Apesar do meu relacionamento com Henrique, a quem tenho apreço e carinho, o CQCS NUNCA deixou de publicar com destaque todas as matérias sobre as investigações.
E em todas as matérias publicadas, ainda não vi nenhuma que traga condenações das denuncias apresentadas.

Rogo sinceramente que as autoridades competentes, Ministério Público e Policia Federal, continuem as suas investigações e se Henrique for condenado, publicaremos com mesmo destaque que damos a todas as mazelas que assolam a NOSSA Indústria, que quando comparadas a outros segmentos da sociedade, como bancos, agencias de publicidade e prestadores de serviços a empresas estatais, não são tantas assim.

Mas não posso deixar de lembrar que quando a Policia Federal invadiu um escritório de advocacia, houve uma comoção geral e todos os advogados saíram publicando artigos, nas colunas de opinião dos jornais e revistas de maior circulação no País, e a OAB atuou de forma incisiva na defesa do respeito a profissão de advogado.

Com certeza muitos advogados não compactuavam com a forma de ação daquele escritório que foi invadido.

Mas tinham a certeza de que uma mobilização se fazia necessária, para que este tipo de conduta, que repito arbitrária, não se tornasse rotina e que cada profissional tivesse a tranqüilidade de exercer com dignidade a sua profissão.

Pois é amigos…

Um Corretor teve o seu escritório invadido pela Policia Federal, a sua residência também foi maculada, e o que os Corretores de Seguros fizeram?

Concentraram-se na pequenez dos comentários a boca pequena e não pensaram de forma macro sobre como esta situação afeta a imagem do Corretor de Seguros no Brasil.

Não houve mobilização, questionamento de procedimentos antidemocráticos e não me lembro de ter lido em nenhum veículo da grande mídia, matéria questionando a forma como foi tratado o assunto.

Se, um dia, a Justiça decretar que qualquer Corretor de Seguros é culpado de qualquer crime, vai ser um momento MUITO triste para a NOSSA classe.

E eu fico estarrecido em ver o prazer nos olhos de certas pessoas quando um “Colega” é acusado de qualquer irregularidade.

A falta deste sentido de categoria tem custado MUITO para TODOS os Corretores de Seguros do Brasil.

Não estamos no Simples, muitos clientes não percebem o valor do serviço do Corretor de Seguros (preferem comprar seguros em bancos, supermercados, revendas de automóveis e restaurantes) e a falta da consciência de categoria tem uma forte influência nestes aspectos que custam tão caro a todos profissionais da área.

Portanto, considero a vaia a Henrique Brandão uma VERGONHA, pois nos coloca como participantes de um mercado mesquinho, INCONVENIENTE, pois não era o fórum adequado e acabou maculando um evento que tinha tudo para ser o melhor de todos os tempos, e rogo a Deus que os profissionais de Seguro SE RESPEITEM, para que possam, um dia, obter o respeito da sociedade Brasileira, o que, segundo TODAS as pesquisas realizadas até hoje, não é uma realidade.

Pare e pense…

Aquele abraço,

Gustavo

Obs- Fiquem a vontade para me vaiar.

7 comentários

  1. R.PADILLA COR SEGS LTDA

    3 de fevereiro de 2006 às 0:00

    Você precisa estar logado para ler o comentário.

  2. 059219.1.0137448

    16 de novembro de 2005 às 0:00

    Você precisa estar logado para ler o comentário.

  3. TABOSA CORRETORA

    28 de outubro de 2005 às 0:00

    Você precisa estar logado para ler o comentário.

  4. F.F. APOLINÁRIO CORR. SEGS. LTDA.

    24 de outubro de 2005 às 0:00

    Você precisa estar logado para ler o comentário.

  5. VALLE CORRETORA DE SEGUROS

    21 de outubro de 2005 às 0:00

    Você precisa estar logado para ler o comentário.

  6. 050119.1.0431010

    19 de outubro de 2005 às 0:00

    Você precisa estar logado para ler o comentário.

  7. 050119.1.0431010

    19 de outubro de 2005 às 0:00

    Você precisa estar logado para ler o comentário.

FAÇA UM COMENTÁRIO

Esta é uma área exclusiva para membros da comunidade

Faça login para interagir ou crie agora sua conta e faça parte.

FAÇA PARTE AGORA FAZER LOGIN