Notícias | 13 de agosto de 2020 | Fonte: CQCS

WebTec da CNseg debate Inflação, consumo, investimento e o setor segurador

Nesta quinta, dia 13 a CNSeg promoveu mais um webinar técnico do Comitê de Estudos de Mercado. O tema foi “Inflação,  Consumo, Investimento e o Setor Segurador”. Participaram do evento Pedro Kislanov, Gerente do Sistema Nacional de Índices de Preços ao Consumidor – responsável pela produção do IPCA, no IBGE; Thiago Godoy, Head de Educação Financeira da XP Investimentos; Vinicius Cruz, Diretor Financeiro do Grupo Bradesco Seguros e Presidente da Comissão de Investimentos da FenaPrevi, e o economista e Pedro Simões, do Comitê de Estudos de Mercado (CEM) da CNseg.

Pedro Simões foi o intermediador e fez a abertura do evento. Ele falou sobre a inflação. “As pessoas perdem a noção do valor quando ela está alta. A inflação muito baixa pode ser indicador de problema já que não acomoda os rearranjos dos preços para sinalizar a demanda das pessoa”, disse.

Simões ressaltou ainda que não saber a evolução dos preços é ruim. “No mercado de seguros, por exemplo, não saber a evolução dos preços dificulta o estimar volumes. Podemos deflacionar pelo IPCA ou outro índice de preços, para  ter noções de quanto variou a arrecadação. Como o índice não é específico para o setor, ele pode não refletir essa pontuação de preços e quantidades nesse setor. No seguros temos número de beneficiários na saúde suplementar, exemplo”, ressaltou

Thiago Godoy citou pesquisa global feita com 150 mil pessoas em mais de 140 países que mostra que nas economias emergentes, 40% das pessoas têm conhecimento mínimo sobre o conceito de inflação. “Um terço dos adultos brasileiros conhece o mínimo de inflação”, disse.

Ele ressaltou que a falta de educação financeira se reflete em vários aspectos da vida das pessoas. “A saúde financeira reflete de forma holística na vida do cidadão. Apenas 57% dos portadores de cartão de crédito responderam corretamente a pergunta sobre juros”, revelou.

Pedro Kislanov falou como são formados os índices e seus objetivos. “Normalmente os índices gerais de preço são sensíveis . O IPCA e o INPC são índices que compõem o sistema nacional de índices de presos ao consumidor SNIPC”, explicou.

Representando a CNSeg, Vinicius Marinho explicou o efeito da inflação no seguro saúde. “O seguro saúde é bastante relevante para o IPCA. A inflação médica é uma razão direta que influencia no valor. Nosso setor é um setor que o avanço tecnológico não vai necessariamente influenciar na baixa do preço. Os ganhos da tecnologia  têm custos no curto prazo somados a frequência de uso ao longo do tempo”.

Ele lembrou ainda que nos primeiros seis meses, as operadoras registraram queda no uso de seus serviços. “No segundo semestre, com a retomada no uso dos serviços, teremos uma composição de inflação que vai levar essa composição de frequência de aumento de custo que vão resultar em uma inflação médica diferente da ideia de inflação desse período”, ressaltou.

FAÇA UM COMENTÁRIO

Esta é uma área exclusiva para membros da comunidade

Faça login para interagir ou crie agora sua conta e faça parte.

FAÇA PARTE AGORA FAZER LOGIN