Notícias | 20 de maio de 2015 | Fonte: Infomoney

Você está seguro. Mesmo que você não saiba.

segurosExistem quase duas dezenas de seguros obrigatórios no Brasil. E muita gente não sabe disso.

Desde que comecei a escrever o blog, venho falando da importância do seguro, da cultura da prevenção que precisamos ter, para o nosso bem e da nossa família. Mas desde a época de Getúlio Vargas, uma série de modalidades de seguros obrigatórios foram criados, modificados e atualizados no Brasil. Para ser exato, são 18 ao todo.

E vão desde o Seguro Rural até o Carta Verde, para automóveis que circulam pelos países do Mercosul. E o mais conhecido deles é o DPVAT, para vítimas de acidentes de trânsito, independente de culpa, que vale em todo o território nacional. Durante muito tempo, a falta de fiscalização eficiente, permitiu que vários dos seguros obrigatórios acabassem sendo deixados de lado. Muita gente esquecia, muita gente nem sabia (e até hoje não sabe), e por isso não eram contratados. E, na verdade, sem muita consequência. Mas isso mudou.

Em 2007 foi editada a Lei Complementar 126, que impôs multas muito pesadas, que podem chegar ao dobro do valor do seguro. E como a fiscalização, com a digitalização que tomou conta do mundo, ficou muito mais efetiva, é bom tomar cuidado. Como já disse, a lista de seguros obrigatórios é enorme. E como não há espaço aqui para falar de todos eles, fiz uma lista com cada um e a lei que o criou. Assim, você poderá pesquisar e descobrir qual o seguro obrigatório você precisa contratar.

Decreto-Lei 73 (1966)

– Responsabilidade Civil dos Proprietários de Veículos Automotores de Via Terrestre

– Responsabilidade Civil dos Proprietários de Veículos Automotores Hidroviários

– Responsabilidade Civil dos Transportadores em Geral

FAÇA UM COMENTÁRIO

Esta é uma área exclusiva para membros da comunidade

Faça login para interagir ou crie agora sua conta e faça parte.

FAÇA PARTE AGORA FAZER LOGIN