Notícias | 4 de maio de 2004 | Fonte: Seguros em Dia

Violência interfere no preço do seguro

O número de furto e roubo de veículos em São Paulo no primeiro trimestre deste ano registrou queda de 5%, quando foram roubados 18.013 automóveis. Nos três primeiros meses de 2003, foram levados 20.536 veículos. Os dados são da Secretaria da Segurança Pública de São Paulo, divulgados esta semana.

Informações como esta têm um peso significativo para aumento ou queda no preço do seguro de veículos. As seguradoras de todo o país avaliam os dados divulgados pelas Secretarias de Segurança, através dos boletins de ocorrência e, somados a outros fatores mais particulares do segurado, estabelecem critérios que definirão o valor do seguro. Teoricamente, o preço do seguro de automóvel em São Paulo deveria cair, se dependesse exclusivamente dos números divulgados pela Secretaria da Segurança Pública.

Leoncio de Arruda, presidente eleito do Sincor-SP, afirma que o preço do seguro de um mesmo veículo varia de região para região, em todo o território nacional. “Conforme a região, o valor do seguro pode chegar até 70% a mais, dependendo do perfil do segurado e do local por onde ele trafega com o veículo”, diz.

O dirigente afirma que, além do levantamento sobre roubo e furto, as seguradoras levam em conta o modelo do veículo do segurado, a regionalização e os hábitos do condutor para definir a precificação do seguro.

A maioria das seguradoras utiliza questionários com informações pessoais do segurado, do seu veículo e da localidade onde reside ou trabalha. A partir daí o corretor, que é o representante legal do segurado, faz a ponte entre a companhia e negocia o preço para o segurado. “A participação do corretor na negociação de preços é muito importante, principalmente na elaboração do perfil quando o segurado tem de mostrar total veracidade nas informações”, diz. conclui Arruda.

FAÇA UM COMENTÁRIO

Esta é uma área exclusiva para membros da comunidade

Faça login para interagir ou crie agora sua conta e faça parte.

FAÇA PARTE AGORA FAZER LOGIN