Notícias | 9 de janeiro de 2004 | Fonte: Gazeta Mercantil

Venda de planos de pensão cresceu 55,7%

As vendas dos planos de previdência aberta cresceram 55,66% em 2003 até novembro. O volume total de receitas somou R$ 12,4 bilhões, em comparação aos R$ 7,96 bilhões, comercializados em igual período de 2002. Os planos tipo Vida Gerador de Benefícios Livres (VGBL) confirmaram o favoritismo, com 45% do total comercializado no período, conforme dados da Associação Nacional da Previdência Privada (Anapp).

Com isso, a carteira de investimentos do setor passou de R$ 31 bilhões, em novembro de 2002 para R$ 44,7 bilhões, um crescimento de 44,31% em doze meses. O número de beneficiários alcança 250 mil pessoas, incluindo participantes de planos de aposentadoria, renda por invalidez, renda a menores e pensões.

Segundo o presidente da Anapp e da Itaú Vida e Previdência (Itauprev), Osvaldo do Nascimento, as reservas dos planos de previdência aberta podem passar os R$ 53 bilhões em 2004. “Já no primeiro semestre estaremos próximos dos R$ 50 bilhões”, diz.

O presidente da Brasilprev, Eduardo Bom Ângelo, concorda. “Não vamos ter outros 55%, mas o setor deve manter a média de crescimento do período”, afirma. Ele ressalta ainda que a regulamentação dos Fundos de Aplicação de Cotas (FACs) pode trazer novos desenhos de produtos. Para o diretor da Unibanco AIG, Cristovam Mangione Sobrinho, o setor também vai crescer devido a uma migração da previdência fechada para aberta.

Bradesco mantém liderança

Em novembro de 2003, a Bradesco Vida e Previdência manteve a liderança em volume de contribuição, com 38% das captações registradas pelos planos de previdência aberta , segundo a pesquisa da Anapp. A Itauprev é a segunda colocada, com 16% do mercado, seguida pela Brasilprev (10%).

Considerando apenas as contribuições feitas aos planos modelo PGBL, a seguradora do Bradesco também está no topo do ranking, com 34% das vendas. A Brasilprev e a Unibanco vêm em seguida, com respectivamente 12% e 10% desse mercado.

As pessoas físicas foram os principais consumidores dos planos de pensão abertos. Em novembro, os planos individuais responderam por 78% do setor de previdência aberta, com destaque para o Bradesco, com 42% do segmento. Os planos empresariais representavam 19% do setor. A liderança era dividida por Bradesco (28%) e Unibanco (27%). Os planos para menores ficaram com 3% do setor, com destaque para a Brasilprev, com 65% do segmento.
Flavia Lima

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