Especialistas garantem que a Netflix pode servir de exemplo para a atuação do corretor de seguros. O consultor e Corretor de Seguros, Richard Hessler Furch em entrevista exclusiva ao CQCS, por exemplo, afirma que não há qualquer dúvida disso. “A grande contribuição da Netflix para o corretor é mostrar que quem define absolutamente tudo é o consumidor. Então, vendo esse exemplo, o corretor não pode mais fazer a venda de produtos predeterminados. Vai disponibilizar uma prateleira para que o consumidor veja o que precisa, o que tem interesse, dentro do perfil dele”, comenta o consultor, em entrevista para o CQCS.
Segundo ele, outra característica que deve ser observada e seguida pelo corretor é o fato de a Netflix não deixar o consumidor escolher, pois se antecipa e faz a oferta baseada no que ela aprendeu do cliente. “O seu Netflix é diferente do meu. A Netflix conhece a gente. Então, o corretor tem obrigação de conhecer o cliente no detalhe”, frisa Furch.
Ele acrescenta que o corretor precisa fazer a oferta que tem a ver com o perfil do cliente, com um portfólio gigantesco de produtos e soluções que vão fazer sentido para cada cliente.
O consultor ressalta ainda a acessibilidade imediata e a liberdade no processo de compra como outros fatores importantes. “O consumidor compra quando quer e usa (a Netflix) do jeito que desejar. Essa liberdade hoje praticamente inexiste no mercado de seguros, que é restritivo. A Netflix matou a TV aberta por oferecer a necessária liberdade”, conclui.