Notícias | 24 de junho de 2019 | Fonte: CQCS | Sueli Santos

Uso de novas tecnologias está potencializando o Mercado de Seguros

O CQCS Insurtech & Inovação 2019 reuniu Denise Ciavatta diretora de TI da HDI Seguros; Alexandre Putini, superintendente de digital e inovação da SulAmérica; Leandro Leite, diretor da Wiz BPO; e Omar Ajame, CEO da TEX, para discutir “Como as seguradoras incorporam as novas tecnologias”.

São diversas as formas de se comunicar com o cliente sejam soluções próprias ou centralizadas, mas isso já não é suficiente. Denise contou a experiência da HDI que investe em melhorias de processos, sistemas e novas tecnologias como parte de seu processo de transformação. “temos uma estratégia de longo prazo e o ambiente tecnológico é onde isso acontece”, afirmou.

Ela contou a experiência da HDI no uso de machine learning na precificação e subscrição com uso de modelos preditivos e adaptativos com análise de risco e personalização de produtos. Segundo ela, a companhia tem feito uso do reconhecimento de padrões (uso de deep learning) reconhecimento facial, orçamento por imagem em sinistros. “Vejo como uma das grandes oportunidades de otimização do nosso ambiente”, revelou. Para ela, o uso do chatbot ainda precisa avançar. “As tecnologias estão aí e são diversas opções. É preciso foco de aplicar com inteligência. O cliente que a informação seja simples e precisa”, considerou.

Denise destacou ainda que a companhia tem trabalhado o conceito de API. “Ter uma solução preparada para se conectar com tantos parceiros requer uma boa integração para que o cliente entenda o que estamos oferecendo”.  Ela disse que já existem iniciativas de nível mundial que provocam a discussão de como oferecer ao cliente um processo mais otimizado.

Alexandre Putini, superintendente de digital e inovação da SulAmérica contou a experiência da companhia que usa aplicativos como foco para proporcionar experiência digital ao usuário. “Conectamos algumas startups em nossos aplicativos como, por exemplo, de auto, em que o cliente pode solicitar serviços. Também estamos usando telemetria em nosso aplicativo auto.vc”, descreveu.

Ele afirmou ainda que a companhia tem tentado criar e incentivar a cultura de inovação por meio de novas experiências digitais percebidas e preferidas pelos clientes, corretores e prestadores. “Não criamos soluções para um departamento da empresa, criamos para o corretor e o cliente”, sintetizou.

Leandro Leite, diretor da Wiz BPO falou da tecnologia no relacionamento com o cliente e da montagem da equipe na Wiz. “Quando falamos de tecnologia e inovação buscamos vantagem competitiva e ela nos ajuda no ganho de eficiência e melhora da experiência do cliente”.

Segundo ele, a cultura da empresa é importante nesse processo. “Somos beta, estamos sempre buscando nossa melhor versão; criamos um ambiente colaborativo e sistêmico, não existe uma área responsável, criamos uma estrutura que permite todos os colaboradores inovem”, explicou.

Omar Ajame, CEO da TEX, falou sobre o relacionamento da empresa com as seguradoras. “Começamos em uma época pré-insurtech, construímos um relacionamento profundo com as companhias em um momento em que era difícil conseguir essas parcerias”, disse.

Omar destacou que as seguradoras nunca foram fechadas à inovação.  “Conseguimos construir com as seguradoras um modelo ganha-ganha. Viemos para adicionar valor ao mercado”, sintetizou.

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