Notícias | 7 de junho de 2004 | Fonte: Agência Brasil

Universidade de Seguros deverá funcionar em setembro

A primeira Universidade de Seguros brasileira, proposta pela Fundação Escola Nacional de Seguros(FUNENSEG) ao Ministério da Educação, já tem toda a parte operacional concluída e aguarda apenas o credenciamento pela Comissão de Avaliação do MEC neste mês de junho para começar a funcionar já a partir de agosto ou setembro próximos no Rio de Janeiro.

A informação foi dada pelo diretor executivo da FUNENSEG, Claudio Contador. O programa de graduação da entidade é um sonho antigo e vai formar bacharéis em Ciências Securitárias, ampliando as possibilidades de emprego e renda dos corretores de seguros que poderão tornar-se também executivos do mercado segurador brasileiro.

A idéia de Contador e do diretor de ensino e pesquisa da Funenseg, Nelson Le Cocq, é já em 2005 abrir uma segunda turma do curso em São Paulo, expandindo em seguida a Universidade de Seguros para todo o país. A entidade prevê ainda a ampliação dos cursos para os níveis de mestrado, pós-graduação, doutorado e MBAs.

Isso acontecerá através de parcerias já existentes com universidades e instituições de ensino superior públicas e privadas, como a Fundação Getúlio Vargas, Universidade Castelo Branco, Universidade Cândido Mendes(UCAM), Escola Superior de Propaganda e Marketing do Rio Grande do Sul(ESPM/RS), Universidade federal do Rio de Janeiro(UFRJ), Universidade Federal Fluminense(UFF), Universidade Federal do Paraná, Universidade de Salvador, na Bahia, e Universidade de Vila Velha, no Espírito Santo, entre outras.

Toda a documentação para abertura do novo curso de graduação já foi entregue ao MEC e aprovada, faltando apenas o credenciamento, informou Claudio Contador. O diretor executivo da Funenseg lembrou que a documentação ingressou no MEC antes da medida suspensiva de novos pedidos de credenciamento, editada em maio último.

Uma vez dada a autorização do Ministério, a Fundação abrirá inscrições para o vestibular em julho próximo. O curso terá duração de 3 anos e suas disciplinas atenderão às necessidades do mercado. A Universidade de Seguros prevê a concessão de bolsas de apoio à pesquisa. Os candidatos às bolsas terão de escrever sua tese ou monografia de mestrado ou doutorado sobre um tema relacionado ao mercado segurador. “Com isso, nós estamos qualificando um pessoal de nível mais alto e atraindo a Academia para dentro do setor”, informou Contador.

Entre as condições exigidas pelo MEC para o funcionamento da Universidade de Seguros, já atendidas pela Funenseg, estão a biblioteca especializada com mais de 16 mil títulos, corpo docente e instalações próprias.

FAÇA UM COMENTÁRIO

Esta é uma área exclusiva para membros da comunidade

Faça login para interagir ou crie agora sua conta e faça parte.

FAÇA PARTE AGORA FAZER LOGIN