Notícias | 2 de maio de 2018 | Fonte: Globo.com via Revista Cobertura

Um veículo é levado por criminosos a cada 37 minutos nas 10 maiores cidades da região de Campinas, diz SSP

Levantamento mostra que 3.504 veículos foram roubados ou furtados no primeiro trimestre de 2018.

Levantamento divulgado pela Secretaria de Segurança Pública de São Paulo (SSP) mostra que 3.504 veículos foram levados por criminosos no 1º trimestre de 2018 nas dez maiores cidades da região de Campinas (SP) e Piracicaba (SP). Em média, é como se um carro ou moto fosse roubado ou furtado a cada 37 minutos.

O número de furtos representa 69% do total de ocorrências, com 2.418 registros de veículos levados. Os roubos, quando há o contato do criminoso com a vítima, mediante ato de violência ou ameaça, representam 1.086 casos.

Maior cidade da região, com 1,1 milhão de habitantes, Campinas (SP) concentra grande parte dos registros de boletins de ocorrência. Foram 701 casos de roubo e 949 de furto nos primeiros três meses.

Roubos e furtos de veículos no 1º trimestre de 2018

Dados comparativos das 10 maiores cidades da região de Campinas e Piracicaba

dados roubos 1

Fonte: Secretaria de Segurança Pública (SSP)

 

Com 233 mil habitantes, segundo projeção do IBGE, Americana (SP) aparece em 2º nesse ranking da criminalidade, com 356 registros (40 roubos e 316 furtos).

Piracicaba (SP), segunda maior município da região, teve 231 furtos e 75 roubos no 1º trimestre. Limeira (SP) e Sumaré (SP) registraram 234 ocorrências cada.

 

dados roubos 2

Roubos x Furtos de veículos – 1º trimestre de 2018

Fonte: Secretaria de Segurança Pública (SSP)

Queda?

De acordo com os dados da SSP, esse tipo de crime apresentou uma redução de 11,9% se comparado com os números dos três primeiros meses de 2017. Entre janeiro e março do ano passado, as mesmas dez cidades registraram 3.980 ocorrências de roubo e furto de veículos.

Para o diretor de Campinas do Sindicato dos Corretores de Seguros (Sincor), Carlos Cunha, parte da redução dos índices de criminalidade está atrelada a menor venda de veículos 0 Km nos últimos anos, por causa da crise, e aumento no uso de transporte por aplicativos.

Segundo ele, apenas a queda nos registros de roubos ou furtos não significa redução nos valores dos seguros. “A precificação do seguro passa por três pilares: os índices de colisão, de roubo e incêndio. Cada um tem seu peso e um fator às vezes puxa o outro”, argumenta.

Cunha explica que a própria conscientização da população tem auxiliado na redução das estatísticas de roubos e furtos de veículos.

“Muitas pessoas deixaram de ir a certos lugares com o carro por custo ou comodidade. Alguns preferem, em determinadas ocasiões, usar empresas de transporte por aplicativo e deixar o carro em casa”, opina.

O diretor do Sincor, no entanto, lembra que apesar da redução mostrada nos dados da SSP, a criminalidade continua operando. “Na sexta (27) mesmo um cliente meu teve a casa roubada em Campinas. Invadiram o imóvel e levaram o carro dele”, conta.

FAÇA UM COMENTÁRIO

Esta é uma área exclusiva para membros da comunidade

Faça login para interagir ou crie agora sua conta e faça parte.

FAÇA PARTE AGORA FAZER LOGIN