Notícias | 14 de setembro de 2005 | Fonte: Jornal O Globo

Um dia sem seguro

OPINIÃO – AUTOR: JOÃO ELISIO FERRAZ DE CAMPOS

Um dia sem seguro

Em uma reunião em Buenos Aires, conversando com seguradores de vários países das Américas sobre o papel do seguro na sociedade, chegamos à conclusão – quase unânime – que ele é um ilustre desconhecido e pouco reconhecido pela opinião pública em geral. Sem entrar no mérito da discussão das causas ou dos esforços que devem ser feitos para mudar essa situação, todos concordam (ao menos no Brasil) que o setor de seguros, previdência complementar e capitalização é responsável pelo dinamismo de diversos segmentos da economia que os números, por si só, nem sempre revelam.

O que significam os R$29,4 bilhões de indenizações e benefícios pagos no ano passado? Se analisarmos, Por exemplo, o ramo de automóveis, vamos constatar que o valor de R$6,9 bilhões pago em cerca de 1,8 milhão de sinistros equivale à metade do faturamento de uma montadora como a Volkswagem, que produz cerca de 570 mil veículos por ano e tem 24 mil empregados. E as 170 mil indenizações anuais (média de R$22 mil) por óbitos representam cerca de 30% dos falecimentos ocorridos na faixa etária da população economicamente ativa (entre 20 e 74 anos).

Meu sentimento é que as pessoas, embora suas vidas estejam marcadas individual e coletivamente pela proteção dos seguros, não têm consciência da sua importância. E não têm porque é muito difícil imaginar como seria um dia sem seguro, ou seja, um dia em que os riscos de todas as atividades humanas deixariam de estar cobertos por seguros.

Se isso acontecesse, os aviões não levantariam vôo, os navios não largariam dos portos e o transporte de pessoas em geral não funcionaria pela falta da proteção do seguro de vida e acidentes pessoais.

Milhares de atendimentos médico-hospitalares não se realizariam sem seguro saúde. Milhares de veículos, provavelmente, não circulariam porque seus proprietários não correriam o risco de acidentes sem o seguro de automóveis.

Conseqüentemente, milhares de oficinas e seus empregados teriam trabalho e poucos carros seriam vendidos. Quase ninguém se arrisca retirar um veículo sem antes fazer o seguro. As grandes industrias parariam de produzir porque os empresários, certamente não admitiriam que seus investimentos e seus empregados ficassem expostos aos riscos sem a cobertura do seguro. O comércio sofreria um impacto sem precedentes, com os produtos presos em depósitos e impedidos de chegar a seus destinos, dentro dos países e no exterior, por falta da cobertura do seguro e o desenvolvimento tecnológico ficaria estagnado porque nenhum avanço acontece, nenhum satélite é lançado ao espaço sem a proteção do seguro.

De um modo geral, todas as pessoas e atividades seriam afetadas em suas vidas e seus negócios se houvesse “um dia sem seguro”. Os prejuízos sócio-econômicos equivaleriam aos de uma imensa greve geral sem piquetes e passeatas, mas com seqüelas que permaneceriam indefinidamente no inconsciente das pessoas.

Se acontecesse “um dia sem seguro”, e se esse dia fosse o dia 11 de setembro de 2001, por exemplo, as vitimas do atentado de Nova Iorque não receberiam as indenizações, calculadas entre U$$70 bilhões e U$$100 bilhões por morte, danos materiais, lucros cessantes, etc…

O papel do seguro, em seu conceito mais abrangente, é esse: dar às pessoas tranqüilidades para sonhar, ousar e realizar com a certeza de que os riscos de viver e trabalhar têm a proteção de uma instituição: instituição seguro. Um fato narrado pelo escritor italiano Giovanni Pappini em uma de suas histórias sobre uma visita a Nova Iorque retrata bem essa questão. Diz ele que, muito impressionado com a grandiosidade da cidade vista dos últimos andares do Empire State Building, comentou que lhe parecia impossível que os homens tivessem sido capazes de construir tudo aquilo.

O empresário Henry Ford, também presente, ao ouvir o comentário de Pappini, teria argumentado: “O senhor se engana quando pensa que essa cidade foi feita pelos homens. Quem a fez foram os seguros. Sem seguro não teríamos os edifícios, porque nenhum homem se atreveria a trabalhar nessas alturas com o risco de cair e morrer. Deixando sua família na miséria; sem seguro, nenhum empresário investiria milhões em uma construção com esta sabendo que uma simples fagulha poderia reduzir tudo em cinzas; sem seguro, nada circularia pelas as ruas porque ninguém correria o risco de, a qualquer momento, sofrer um acidente sem cobertura. E isso não acontece só nos Estados Unidos, mas em todo mundo, cuja tranqüilidade repousa sobre as base dos seguros.”

JOÃO ELISIO FERRAZ DE CAMPOS
PRESIDENTE DA FENASEG

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