Notícias | 16 de março de 2020 | Fonte: Jeniffer Elaina l SeguroAuto.org

Um carro com multa pode fazer seguro?

Se você veio a este texto, é provável que esteja preocupado. Mas calma: carro com multa pode fazer seguro. Só que vão existir alguns inconvenientes na hora de contratar a proteção.

Todo mundo sabe que multas podem trazer grande incômodo. Não só financeiro, mas também porque elas provocam a perda de pontos na carteira.

Mas esses não são os únicos prejuízos provocados pelas multas. Na verdade, como citado, elas costumam afetar a contratação de um seguro auto. Como? Deixando-o mais caro!

Como as multas afetam o preço do seguro?

Um carro multado geralmente indica que o motorista comete algumas imprudências no trânsito, como ultrapassar no sinal vermelho, desrespeitar o limite de velocidade e não usar cinto de segurança.

Casos deste tipo acabam por aumentar o risco de sinistro de um carro. Ou seja, as chances de que o auto sofra uma ocorrência, especialmente colisões.

Sabendo disso, a seguradora cobrará mais. Afinal, as chances de ela ter que arcar em breve com uma indenização do seguro auto são altas.

Indenizações para carro com multa

Normalmente, um seguro auto protege os veículos contra dano parcial e contra danos integrais.

Uma perda parcial acontece quando os danos ao auto são menores do que 75% do seu valor de mercado. Nessa situação, o veículo é levado à oficina e consertado, com parte do prejuízo pago pela seguradora.

Já as perdas integrais ocorrem quando os danos são superiores a 75% do valor do carro. Aqui, o veículo não pode ser consertado, e será inutilizado.

Para que isso ocorra, é preciso finalizar todas as pendências financeiras do veículo. Ou seja, pagar todas as suas multas e impostos atrasados.

Na hora de pagar a indenização ao usuário, a seguradora:

  1. Permite que ele finalize os débitos por conta própria e então paga a indenização total a ele;
  2. Paga os débitos com parte da indenização e disponibiliza o restante dela ao usuário.

Se você ainda estiver recorrendo em uma multa, precisará escolher entre aguardar o resultado ou pagar o débito e logo receber a indenização.

Afinal, carro com multa pode fazer seguro?

Apesar de tudo que te contamos, algumas seguradoras não seguram veículos multados. Especialmente se essas multas forem reflexo de infrações graves.

Mais uma vez, isso tem a ver com a disponibilidade da empresa de proteger um auto que, muito provavelmente, causará problemas.

Um veículo com multas por excesso de velocidade, por exemplo, tem mais chances de sofrer uma colisão do que aquele que trafega dentro da velocidade.

As seguradoras têm todo o direito de se negar a proteger um carro, independentemente do motivo. No entanto, elas vão sempre precisar justificar, por escrito, essa negativa.

Com a justificativa em mãos, o usuário pode tentar corrigir os problemas e solicitar uma nova cotação.

Normalmente, quando a justificativa é o excesso de multas, reverter a decisão da empresa não é muito provável. Mas uma negativa por problemas no motor, por exemplo, pode ser corrigida. Bastará fazer a manutenção do veículo e solicitar o novo cálculo pela seguradora.

Em todo o caso, são várias as seguradoras no mercado, e nem todas trabalham da mesma forma. Como citado, apenas algumas delas vão se negar a cobrir o carro multado. Mas várias outras não dão tanta importância a este fator.

Pronto! Agora você já sabe que um carro com multa pode fazer seguro, mas será preciso cotar com diferentes empresas. Com pesquisa e atenção no trânsito, proteger seu veículo será muito mais fácil.

_____________________________________________________________________________

Participe do Bom Dia Seguro, o maior grupo no WhatsAPP exclusivo para Profissionais de Seguros de todo Brasil.

Realize o seu cadastro através do link e venha compartilhar conhecimento: http://cqcs.com.br/cadastre-se/

Caso você já seja cadastrado no CQCS, envie um Fale Conosco solicitando participar do grupo. Link: http://cqcs.com.br/fale-conosco/

FAÇA UM COMENTÁRIO

Esta é uma área exclusiva para membros da comunidade

Faça login para interagir ou crie agora sua conta e faça parte.

FAÇA PARTE AGORA FAZER LOGIN