Trabalhador poderá aplicar recursos do FGTS em planos de previdência privada

05/07/2019 / FONTE: CQCS

FGTS1
Já está na Comissão de Trabalho, de Administração e Serviço Público da Câmara o projeto de lei apresentado pelo deputado Gilson Marques (NOVO/SC), que permite ao trabalhador aplicar recursos do FGTS em planos de previdência privada, nas modalidades aberta ou fechada, devidamente registrado na Susep ou Previc, ou em fundos de investimento.

De acordo com a proposta, será permitida a utilização parcial ou total do saldo existente e disponível na conta vinculada.

Contudo, os saques dos fundos de previdência também somente poderão ocorrer nas hipóteses previstas em Lei para o saque do FGTS, sendo facultado ao trabalhador efetuar a portabilidade para outros fundos, o retorno dos recursos à conta vinculada e a opção pelo aporte automático das contribuições mensais  para o fundo de previdência que optar.

Segundo o autor do projeto, a iminente reforma da Previdência, a  possível criação de alternativas ao modelo tradicional de repartição, como o sistema de capitalização, demandam o exame das possíveis fontes de recursos que podem ser utilizadas para a composição das contas individuais dos trabalhadores, de modo a proporcionar o acúmulo de valores que possam satisfazer as necessidades da aposentadoria. “O projeto atende aos anseios do trabalhador brasileiro, dando-lhe liberdade para destinar seus recursos para investimentos alternativos que permitam obter melhores rendimentos para seus recursos. No longo prazo, o impacto da medida pode ser muito positivo, ao viabilizar o acúmulo de valores mais robustos por meio de uma capitalização composta com rentabilidade superior ao hoje ofertado pelo FGTS”, argumentou.
Foto: Jornal Contabil
Tags:

1. Você precisa ser cadastrado para enviar o seu comentário. Se ainda não fez o seu cadastro, por favor, clique aqui. Um e-mail será enviado para a sua caixa postal, fornecendo sua senha.

Esqueceu sua senha?

Preencha o campo abaixo com o mesmo endereço de e-mail que você usou para fazer o seu cadastro e enviaremos uma nova senha para a sua caixa postal: