Notícias | 23 de janeiro de 2015 | Fonte: Ana Marta | PLANIN

Tokio Marine orienta os motoristas a evitarem problemas no período de chuvas

Cuidados ao dirigir e manutenção do veículo são os fatores decisivos na prevenção de acidentes nesta época

No Brasil, o verão é marcado pela temporada de férias para a maioria da população. A época é propícia para viagens e muita diversão, mas, também, um período que traz algumas preocupações, especialmente relacionadas aos problemas causados pelas chuvas, como as inundações, por exemplo. No caso dos veículos, o perigo de colisões e de estragos provocados por alagamentos aumenta. Para ajudar os motoristas a evitarem esses problemas, Alexandre Vieira, Diretor de Sinistros da Tokio Marine Seguradora, dá dicas importantes.

“A primeira e mais importante recomendação para que os motoristas evitem problemas em dias de chuva é fugir daqueles pontos que costumam alagar. Normalmente, as regiões com maior incidência de alagamentos são partes mais baixas, próximas a rios e córregos. Outro conselho importante é jamais tentar trafegar por uma via alagada”, orienta Vieira.
Para o executivo da Seguradora, é melhor aguardar um tempo esperando a água escoar do que correr o risco de ter um grande prejuízo com o carro. Mas, se por acaso acontecer do veículo ficar submerso, mesmo que parcialmente, o condutor não deve dar partida no motor. “A recomendação é deixar o carro desligado no local, procurar um lugar seguro para se abrigar e, quando a água baixar, chamar um guincho e levar o veículo para uma oficina mecânica”, diz.

No caso das colisões ocasionadas pela pista molhada em dias de chuva, o diretor da Tokio Marine também faz observações importantes que podem ajudar o motorista a evitar esse tipo de situação. “Alguns cuidados simples são fundamentais para evitar as colisões em dias de chuva, como diminuir a velocidade e manter distância do carro da frente. Importante, também, é acender os faróis e nunca utilizar o pisca alerta com o veículo em movimento, para não confundir os outros motoristas. Caso a chuva esteja atrapalhando a visibilidade, o melhor mesmo é parar o carro em local seguro e esperar”, enfatiza..

De acordo com Vieira, o cuidado com a manutenção do veículo é fator decisivo na prevenção de acidentes, inclusive em períodos de chuva. E para minimizar os riscos, ele indica algumas providências fundamentais, como estar sempre de olho em alguns itens do veículo.

“É responsabilidade do condutor verificar, por exemplo, as condições das palhetas do limpador de para-brisas e dos pneus. Palhetas secas deixam resíduos que acabam comprometendo a visibilidade do motorista. E pneus lisos ou com sulcos abaixo do limite prejudicam o escoamento da água, com perda de aderência ao asfalto e risco de aquaplanagem. O motorista deve atentar, também, para os freios, outro item de segurança que precisa estar em ordem em dias de chuva”, explica.

Para mais informações sobre a Tokio Marine, acesse www.tokiomarine.com.br.

Sobre a Tokio Marine Seguradora
A Tokio Marine Seguradora S.A. é subsidiária da Tokio Marine Holdings, o mais antigo conglomerado securitário japonês. Fundada em 1879, possui operações em 38 países e tem sua matriz mundial localizada em Tóquio, no Japão. No Brasil desde 1959, a Tokio Marine Seguradora coloca à disposição do mercado brasileiro um amplo leque de soluções para Clientes Pessoa Física e Jurídica. O portfólio de Produtos Massificados contempla os seguros de Automóvel, Frotas, Residencial, Condomínio e Equipamentos, além dos seguros de Vida, Acidentes Pessoais e Prestamista para Empresas. Já a carteira de Produtos Corporativos inclui Seguros para Pequenas, Médias e Grandes Empresas, Transportes, Riscos de Engenharia, Riscos Nomeados e Operacionais, Garantia, Responsabilidade Civil, Equipamentos, Náutico e Embarcações.

FAÇA UM COMENTÁRIO

Esta é uma área exclusiva para membros da comunidade

Faça login para interagir ou crie agora sua conta e faça parte.

FAÇA PARTE AGORA FAZER LOGIN