Notícias | 22 de julho de 2019 | Fonte: CQCS

Tokio Marine destaca a importância do seguro Agro

A Tokio Marine  organizou o evento Expertise Produto Agro voltado para corretores especialistas em seguro agro, em São Paulo para discutir o tema. Corretores de diversas partes do país puderam acompanhar as palestras do ex-ministro da agricultura, Roberto Rodrigues, e da meteorologista Desiree brandt.

O diretor comercial da Tokio, Valmir Rodrigues, fez a abertura do evento. “A Tokio tem como característica em tudo o que faz a simplicidade e esperamos que esse evento traga novas visões aos corretores. O agro tem uma participação representativa no PIB do Brasil. É a Tokio olhando para o futuro”, disse ele.

José Adalberto Ferrara, presidente da Tokio Marine, apresentou alguns dados da empresa. “A companhia cresce organicamente e já são 30 mil corretores e 40 produtos no portfólio. A Tokio Marine cresce 10% mais do que a média do mercado”, sinalizou.

Ele ressaltou que na área rural, “boa parte do portfólio da companhia está em riscos agrícolas e estamos entrando em agronegócios”, ressaltou Ferrara.

A expectativa é de que essa expansão ajude a empresa a manter níveis de crescimento acima da média do mercado brasileiro de seguros. A seguradora encerrou 2018 com a captação de R$ 5,15 bilhões em prêmios (valor pago pela apólice). O lucro líquido foi de R$ 331,3 milhões, 7,9% a mais que em 2017.

 Felipe Smith, diretor executivo de produtos PJ. destacou os produtos que estão sob sua diretoria. Ele disse que o produto agro (tanto equipamentos quanto safra) são importantes para a Tokio Marine. Ele lembrou que o PIB brasileiro de 2018, 21% vem do agronegócio. “Não operamos com pecuária , existe um estudo para fazermos isso no futuro”.

Smith reconhece que a subvenção ajuda na expansão do seguro agro. Segundo ele, a expectativa agora é que esse ano a subvenção chegue a 1 bilhão de reais. “A Tokio quer estar entre as quatro maiores no segmento em 3 anos”, ressaltou.

A meteorologista Desiree Brandt falou dos impactos do clima na safra de verão. Segundo ela, os agricultores estão melhor informados sobre as questões do clima. “Eles não  me perguntam apenas se vai chover, são mais específicos e querem saber se vai haver geada. A preocupação do agricultor é encaixar o clima na plantação dele”, afirmou.

O ex-ministro Roberto Rodrigues falou da importância da agricultura no mundo. segundo ele, a ONU fez um estudo dizendo que até 2050 será necessário aumentar a produção de comida para que haja paz. Ele mostrou a presença do agronegócio no dia a dia das pessoas e disse que a pecuária de corte aumentou. “Há uma grande área de pastagem que vem sendo convertida para a agricultura, que pode significar um aumento de 8% na agricultura”.

Rodrigues disse que o seguro rural é a pedra de toque da política agrícola brasileira. “A atual  ministra é produtora rural e conhece o tema. Ela está sensível e já triplicou os recursos, mas ainda é pouco”, disse.

Segundo ele, o seguro rural é a base da política agrícola. “Nos países europeus, a política agrícola europeia surgiu no pós-guerra com um seguro rural poderoso. O seguro estabiliza a renda do produtor rural. O cidadão urbano precisa entender que proteger a agricultura é garantir o abastecimento”, finalizou.

Clique aqui e confira as fotos do evento

FAÇA UM COMENTÁRIO

Esta é uma área exclusiva para membros da comunidade

Faça login para interagir ou crie agora sua conta e faça parte.

FAÇA PARTE AGORA FAZER LOGIN