Notícias | 4 de agosto de 2015 | Fonte: CNseg

Título de capitalização se destaca como solução de negócios

O primeiro semestre de 2015, o setor de capitalização atingiu uma receita de R$ 10,410 milhões. Nos seis primeiros meses do ano foram distribuídos R$ 485 milhões em prêmios a clientes que tiveram títulos sorteados em todo o país, o que equivale dizer que as empresas do setor pagaram, por dia útil, R$ 3,9 milhões a clientes contemplados, informa Marco Antonio Barros, presidente da Federação Nacional de Capitalização, ao comentar os resultados do período.

Os valores devolvidos a portadores de títulos de capitalização sob a forma de resgates finais e antecipados alcançaram R$ 8,235 milhões, registrando um aumento de 13,1% no comparativo com 2014. Já as reservas técnicas, montante relativo aos depósitos efetuados por clientes de títulos de capitalização e que são devolvidos sob forma de resgates ao fim dos planos, avançaram 8,1%, alcançando o montante de R$ 30,657 milhões. “Os clientes estão mais cautelosos e conscientes da necessidade de economizar para dispor de alguma reserva em caso de emergências financeiras. Isso favorece a capitalização como um instrumento que contribui para o desenvolvimento da disciplina de guardar dinheiro, contando com o incentivo dos sorteios”, assinala Marco Barros. Atualmente, existem 17 milhões de clientes de títulos de capitalização no país.

Além de ser uma opção para quem deseja guardar dinheiro e concorrer a prêmios, os títulos de capitalização vêm se transformando cada vez mais em soluções de negócios para pessoas e empresas. É o caso do título de garantia locatícia, que substitui o fiador nas transações de aluguéis comerciais e residenciais, livrando o cliente do constrangimento de encontrar alguém disposto a assumir a obrigação. Outra modalidade em destaque é a que se enquadra como solução de filantropia, a do título de capitalização Popular, que permite aos clientes participar de sorteios e ceder o direito de resgate para alguma entidade que desenvolva atividades de caráter social.

Os produtos de Incentivo, por sua vez, funcionam como solução promocional ou para fidelizar clientes. Esta modalidade possibilita a empresas de qualquer segmento de atuação adquirir uma série de títulos de capitalização inteira, fechada, e ceder aos seus clientes, sem qualquer ônus, o direito a partircipar dos sorteios previstos naquela série, por meio de números da sorte. “O produto de capitalização, que na sua essência é um instrumento de acumulação de recursos com sorteios, amplia o seu alcance, atendendo necessidades de consumidores que buscam soluções para seus negócios e para sua vida”, diz o presidente da FenaCap.

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