Notícias | 23 de abril de 2015 | Fonte: Reuters via Sonho Seguro

Terremotos colocam 140 milhões de pessoas em risco nos EUA, diz relatório

Fonte: Thomson Reuters Foundation

Mais de 143 milhões de pessoas, em 48 Estados dos EUA, estão ameaçadas pelo risco de terremotos, disseram especialistas nesta quarta-feira. Até 28 milhões de pessoas devem passar por grandes tremores antes de morrerem, e o valor das perdas em edificações destruídas por terremotos é estimado, no longo prazo, em 4,5 bilhões de dólares por ano, disseram o serviço geológico dos EUA (USGS, na sigla em inglês), o centro de pesquisas geológicas da Califórnia e a agência federal para emergências dos EUA (Fema, na sigla em inglês), em um relatório conjunto.

“Essa análise dos dados dos Mapas Nacionais de Riscos Sísmicos revela que um número significativamente maior de norte-americanos estão expostos a terremotos”, disse Bill Leith, coautor do relatório e consultor sênior no USGS.

O aumento na exposição aos tremores reflete tanto o crescimento populacional em áreas de maior risco, ao longo da costa norte-americana do Pacífico, como a mudança nas avaliações de risco, disse Leith.

Publicações anteriores utilizavam uma estimativa feita há cerca de 20 anos, e colocavam o número de norte-americanos sujeitos a significativos riscos sísmicos em 75 milhões, espalhados por 39 Estados dos EUA, disse ele.

No mês passado, cientistas alertaram a Califórnia, um Estado com grande incidência de tremores, sobre uma chance de 7 por cento de ocorrência de um terremoto de magnitude 8 ou mais nas próximas três décadas.

Nos últimos meses, terremotos de intensidade variada atingiram Texas, Idaho, Califórnia e Nevada. “Os terremotos continuam sendo uma ameaça importante para a nossa economia”, disse Kishor Jaiswal, pesquisador que presta serviço ao USGS.

FAÇA UM COMENTÁRIO

Esta é uma área exclusiva para membros da comunidade

Faça login para interagir ou crie agora sua conta e faça parte.

FAÇA PARTE AGORA FAZER LOGIN