Notícias | 17 de julho de 2020 | Fonte: CQCS

Termos que todo profissional de seguros precisa dominar

Assim como no ramo do Direito e diversos outros setores, o mercado de seguros possui uma infinidade de termos técnicos que são frequentemente utilizados durante o dia a dia do corretor de seguros. O “segurês” não é novidade para quem atua no segmento, mas há ainda quem desconheça um termo ou outro.

Pensando nisso, a QuiGo listou uma relação de termos e seus respectivos significados de uma forma simples para que todos tenham ainda mais propriedade, caso precisem explicá-los para os clientes em uma linguagem de fácil compreensão. Confira:

Sinistro
Vamos começar com o básico dos básicos. Apesar de ser amplamente utilizado no ramo, muitos clientes não fazem ideia do que seja um sinistro! Cabe a você explicar que um sinistro nada mais é do que um acontecimento previsto na cobertura contratada pelo cliente, como uma batida de carro, por exemplo, onde o segurado irá receber a indenização.

Apólice compreensiva
Uma apólice compreensiva nada mais é do que uma cobertura adicional relacionada à situações extraordinárias que podem vir a ocorrer com o segurado, mas que não constam na apólice básica. Para melhor explicar o termo ao cliente, procure utilizar exemplos de que, em alguns seguros, o veículo do mesmo pode estar protegido contra roubos e furtos, mas não contra os danos causados por uma enchente, cobertura esta que precisa ser contratada a parte.

Capital segurado
Para o cliente entender melhor o conceito de capital segurado, procure explicar que o termo refere-se ao valor máximo a ser pago pela seguradora em caso de sinistro. É muito importante deixar essa informação clara para que não haja nenhuma desavença futura no caso de uma discordância de valores caso os danos excedam o valor do capital segurado.

Endosso
Endossos são as possíveis alterações que uma apólice poderá sofrer durante a sua vigência, como a alteração de dados cadastrais do segurado, mudança de endereço, adição ou exclusão de dependentes, dentre outros.

Emolumentos
Para que seu cliente não questione um possível valor a mais na parcela de sua apólice, diferentemente do que foi acordado com você, cabe a você explicar no momento do fechamento de um contrato que os emolumentos nada mais são do que as parcelas de impostos e outros encargos os quais está sujeito o seguro.

Salvados
São os bens segurados que permaneceram em perfeito estado ou com poucas avarias em um sinistro consumado. Um clássico exemplo disso é a comparação entre um veículo que apresentou perda total após uma batida e outro que apenas amassou a lataria, sendo este último, um salvado.

__________________________________________________________________________________________________________________

Participe do Bom Dia Seguro, o maior grupo no WhatsAPP exclusivo para Profissionais de Seguros de todo Brasil.

Realize o seu cadastro através do link e venha compartilhar conhecimento: http://cqcs.com.br/cadastre-se/

Caso você já seja cadastrado no CQCS, envie um Fale Conosco solicitando participar do grupo. Link: http://cqcs.com.br/fale-conosco/

FAÇA UM COMENTÁRIO

Esta é uma área exclusiva para membros da comunidade

Faça login para interagir ou crie agora sua conta e faça parte.

FAÇA PARTE AGORA FAZER LOGIN