Notícias | 10 de julho de 2020 | Fonte: CQCS

Tendências do varejo geram oportunidades para o setor de seguros

Francisco Cayubi Filho, CEO da Sompo, foi o anfitrião da live que aconteceu no dia, 02/07, que discutiu as tendências do mercado de varejo no novo normal.  No encontro, voltado aos profissionais que atuam nas cadeias produtivas de varejo e seguros, foram apresentadas percepções de especialistas sobre o comportamento do consumidor e as tendências frente ao cenário econômico e perspectivas de retomada de negócios no período pós-pandemia.

Cayubi lembrou que a Sompo tem forte atuação no varejo com seguro de vida, transportes, afinidades, seguro saúde e que a companhia desenha produtos sob medida conforme a necessidade dos ramos.

O executivo disse ainda que a pandemia criou novos hábitos nos consumidores e o reflexo dessa mudança no varejo foi imediato. “O IBGE mostrou que o volume de vendas em abril teve queda de 17% em relação ao mesmo período de 2019 e que a participação do e-commerce aumento mais de 50% em março”, afirmou.

David Morrell, sócio da consultoria PwC, falou da transformação digital e disse que o brasileiro  valoriza a experiência. “Brasileiro gosta de ser ouvido, gosta que a compra ou produto seja embalado em algo mais. Que seja pessoal”. Ele ressaltou que uma boa experiência pode estar ligada à eficiência, conveniência e bom atendimento. “Interessante porque quando falamos em boa experiência, achamos que está ligado a internet das coisas e não necessariamente”, explicou.

Já Carolina Rocco, coordenadora do time de Business Analytics na Cielo, apresentou os Indicadores do impacto da COVID-19 no varejo brasileiro. Ela mostrou que houve uma queda acumulada de 28% do varejo como um todo e que o setor de serviços foi o mais impactado, com queda de 62,5%.

Dentro do varejo, a venda de bens não duráveis registrou uma queda de apenas 2%, atenuando a queda do varejo como um todo.

Os dados obtidos da pesquisa da Cielo mostram também que o setor de serviços  foi o mais impactado. Bares e restaurantes tiveram uma queda brusca que chegou a 80%  apesar do delivery.

Carolina disse que o setor de turismo e transporte é o mais afetado de todos com queda de até 90%. “É o setor que ainda não tem perspectiva de retomada”, disse.

Para ela, as lojas que se adaptarem a uma realidade digital (seja de vendas ou sistema de pagamento) devem ter mais sucesso.

__________________________________________________________________________________________________________________

Participe do Bom Dia Seguro, o maior grupo no WhatsAPP exclusivo para Profissionais de Seguros de todo Brasil.

Realize o seu cadastro através do link e venha compartilhar conhecimento: http://cqcs.com.br/cadastre-se/

Caso você já seja cadastrado no CQCS, envie um Fale Conosco solicitando participar do grupo. Link: http://cqcs.com.br/fale-conosco/

FAÇA UM COMENTÁRIO

Esta é uma área exclusiva para membros da comunidade

Faça login para interagir ou crie agora sua conta e faça parte.

FAÇA PARTE AGORA FAZER LOGIN