Notícias | 7 de fevereiro de 2019 | Fonte: O Globo

Temporal no Rio: Teve prejuízos com o carro ou a casa? Veja o que os seguros cobrem

Maior parte das apólices de veículos prevê indenização por alagamento. Para residências, coberturas precisam ser tratadas isoladamente

RIO- Ruas alagadas, àrvores arrancadas do chão, vidros quebrados, casas destruídas e cinco mortes contabilizadas. Esse é o saldo, apurado até o momento, do temporal que se abateu sobre o Rio na noite desta quarta-feira. Os prejuízos materiais podem ser minimizados, no entanto, para quem tem seguro.

egundo a Federação Nacional de Seguros Gerais (FenSeg), atualmente, a maior parte das apólices de carros tem prevê indenização por alagamento. A chamada cobertura compreensiva costuma abranger danos causados por submersão total ou parcial do veículo, danos praticados por terceiros, vendaval, terremoto, roubo, colisão, incêndio etc. No entanto, se a perícia comprovar que o comportamento do motorista agravou o dano há risco de perda parcial ou integral da indenização. Por isso, mesmo para quem está coberto pelo seguro, a recomendação é de cautela ao transitar pela cidade.

– Essas coberturas, também garantem indenização em caso de quedas de árvores, postes ou deslizamento de terra sobre os carros – destaca José Varanda, coordenador da Graduação da Escola Nacional de Seguros.

No caso da proteção à residência, é preciso verificar se apólice tem cobertura para danos de alagamentos e inundações, deslizamentos e vidros. Segundo Varanda, diferentemente do que acontece com o carro, essas coberturas são contratadas separadamente. Ele recomenda que se verifique também se a apólice inclui assistência 24 horas:

– Neste caso, o segurado pode e deve acionar o serviço para realizar os consertos emergenciais que se façam necessários, como a troca de uma vidraça ou alguma pane elétrica. Para isso, no entanto, é preciso verificar se o contrato prevê esse tipo de assistência e qual é a sua abrangência.

Confira abaixo todos os tipos de seguros:

Proteção para veículos

Cobertura compreensiva básica . É o seguro de casco. Inclui colisão, incêndio, roubo e furto, alagamento, queda de árvore, vendaval, granizo, raio e explosão.

Alagamento . Se a água atingiu o painel e houver pane elétrica, a indenização é integral. Se afetou tapete e bancos, é feita a higienização e uma avaliação dos danos. A cobertura é parcial. Se não for possível recuperar os bancos, serão trocados.

Coberturas opcionais . O segurado pode incluir proteção aos vidros (janelas, lanternas, faróis e retrovisores), carro reserva, motorista da rodada e lucros cessantes (para quem usa o veículo para o exercício do trabalho, como os taxistas).

Roubo, furto e incêndio . Abrange apenas os riscos de raio, incêndio, explosão e roubo/furto.

Responsabilidade civil . O veículo de quem contratou o seguro não tem nenhuma proteção. Cobre danos materiais ou pessoais apenas contra terceiros.

Proteção para residências

Cobertura básica . Vale para incêndio, queda de raio, explosão e fumaça de qualquer causa ou natureza.

Danos elétricos . É preciso contratar um seguro específico. Cobre danos a eletroeletrônicos e instalações elétricas em razão de curto circuito e variação de tensão.

Danos por causas naturais . Cobre danos causados por eventos da natureza, como vendaval, furacão, tornado, queda de granizo, desmoronamento e inundação. Requer contratação específica para este tipo de cobertura.

Roubo . Cobre roubo de bens com emprego de violência ou mediante arrombamento de um dos acessos da residência. Não cobre furtos simples, desaparecimento ou extravio de objetos.

Foto: Nathalia Castro/TV Globo

 

 

__________________________________________________________________________________________________________

Deseja fazer parte do Grupo Bom Dia Seguro no WhatsApp do CQCS? Realize o seu cadastro através do link abaixo e venha compartilhar conhecimento com os colegas Corretores de Seguros. https://www.cqcs.com.br/cadastre-se/

Caso você já seja cadastrado no CQCS, envie um Fale Conosco solicitando participar do grupo. Link: http://cqcs.com.br/fale-conosco/

FAÇA UM COMENTÁRIO

Esta é uma área exclusiva para membros da comunidade

Faça login para interagir ou crie agora sua conta e faça parte.

FAÇA PARTE AGORA FAZER LOGIN