Notícias | 15 de março de 2019 | Fonte: Revista Cobertura

Telemetria veicular é ferramenta importante para segurança em época de chuva

Por meio de tecnologia embarcada, gestores de frota consegue traçar rotas seguras para motoristas, que ainda enfrentarão muita chuva em março

 

As chuvas em São Paulo e na região do ABC no dia 11 de março assustaram muito seus moradores e a previsão para os próximos dias não é muito animadora. Como as operações logísticas foram atingidas nesses locais, é fundamental que gestores de frotas e motoristas fiquem atentos aos perigos de alagamentos.

Para quem já aderiu à telemetria veicular, é possível traçar rotas prévias e, assim, desviar das áreas de enchentes e alagamentos. De acordo com Bruno Santos, especialista em telemetria e diretor de Vendas e Serviços da MiX Telematics, a tecnologia permite que o gestor converse com o motorista e otimize a rota escolhida.

Bruno explica que, entre as novas tecnologias que contribuem para reduzir acidentes, está o rotograma, que permite ao gestor da frota falar com o motorista em tempo real e alertar sobre perigos da via, excesso de velocidade e rotação, curvas e freadas bruscas, áreas de manancial e de risco, entre outros pontos. Assim, o motorista pode, rapidamente, adequar seu comportamento de direção à situação e, dessa forma, evitar riscos.

Porém, Bruno enfatiza que, além da tecnologia, os motoristas precisam ficar atentos e dirigir com o dobro de atenção. Para isso, reuniu dicas importantes. Confira:

• evite freadas bruscas, pois além de aumentar o consumo de combustível, pode provocar acidentes, principalmente se a via estiver escorregadia;

• mantenha distância segura do veículo da frente e, se a chuva estiver forte e tirar a visibilidade, melhor parar em local seguro;

• o farol baixo é lei! Ele melhora a visualização dos veículos. Jamais use farol alto;

• pneus em boas condições evitam aquaplanagem, portanto, faça sempre manutenção preventiva, bem como calibragem adequada da pressão. Em caso de aquaplanagem, tire o pé do acelerador, não piso nos freios e não vire a direção. Espere os pneus voltarem o contato com a pista. Não se desespere nessa hora!

• não fale ao celular enquanto dirige. Aliás, evite distrações e foque na sua segurança e na das pessoas ao seu redor;

• a palheta do para-brisa deve estar em dia, pois assim a visibilidade aumenta. Se o vidro embaçar, acione o sistema de ventilação.

FAÇA UM COMENTÁRIO

Esta é uma área exclusiva para membros da comunidade

Faça login para interagir ou crie agora sua conta e faça parte.

FAÇA PARTE AGORA FAZER LOGIN