Notícias | 31 de outubro de 2019 | Fonte: Por Rossana Costa, diretora da GEO

A tecnologia como vetor para ampliação da área de atuação dos corretores

O mercado de seguros brasileiro tem sido marcado em 2019 por um movimento de forte expansão, com um crescimento superior a 11% de receita acumulada entre janeiro a agosto. Segundo os dados organizados pela CNSeg, entre os segmentos com aumento na casa dos dois dígitos na comparação dos 12 meses entre agosto de 2019 e setembro de 2018 com o mesmo período anterior se encontram o ramo Patrimonial, de Crédito e Garantias, e Responsabilidade Civil.

Um cenário como esse serve para mostrar o potencial que os corretores podem alcançar ao expandir sua atuação para segmentos além dos mais populares, como o de vida e automóvel, por exemplo. Para isso, eles podem contar justamente com o auxílio muito importante da tecnologia, que ironicamente já foi eleita diversas vezes no passado a vilã e futura causadora da extinção do papel do corretor de seguros em análises mais catastróficas.

A realidade é que ela é cada vez mais adotada pelas corretoras em função das demandas de seus clientes por maior agilidade e mobilidade no dia a dia. A digitalização vai ganhando mais espaço no mercado, apesar de não registrar ainda a mesma velocidade de adoção de setores como o varejo e entretenimento. Além de reduzir a burocracia na aprovação de novas apólices e facilitar a gestão de dados em um único local com acesso pela internet, a transformação digital também pode atuar como um instrumento para a expansão de atuação do trabalho dos corretores.

Isso graças a facilidade que uma plataforma 100% digital oferece ao levar o conceito do plug and play para os corretores – já que com todos os processos necessários configurados previamente no portal, os passos tornam-se mais rápidos e intuitivos, de forma que não é mais necessário um extenso conhecimento prévio tanto dos detalhes técnicos de cada apólice quanto da própria ferramenta para poder atuar em novos segmentos e aumentar a carteira de clientes. Aliando alto desempenho, velocidade e capacidade de expansão, as corretoras e seus profissionais podem colocarem-se em posição favorável para atuar em segmentos mais lucrativos e ainda não explorados, independente do seu tamanho e localização.

Com menor preocupação para detalhes técnicos e atividades operacionais, o corretor também ganha maior produtividade, qualidade de vida e tempo disponível para que possa desenvolver as qualidades necessárias para atuar de forma mais consultiva no relacionamento com os seus clientes.

Contudo, para atingir um resultado plenamente positivo, é importante ressaltar a participação de um prestador de serviços tecnológicos como parceiro que consiga aliar a inovação digital com experiência no setor de seguros. Assim, o corretor será capaz de contar com um suporte nessas duas frentes nesse momento crítico de expansão para novos segmentos – um apoio estratégico necessário para alcançar novos patamares.

_______________________________________________________________________________________________________

Participe do Bom Dia Seguro, o maior grupo no WhatsAPP exclusivo para Profissionais de Seguros de todo Brasil.

Realize o seu cadastro através do link e venha compartilhar conhecimento: http://cqcs.com.br/cadastre-se/

Caso você já seja cadastrado no CQCS, envie um Fale Conosco solicitando participar do grupo. Link: http://cqcs.com.br/fale-conosco/

FAÇA UM COMENTÁRIO

Esta é uma área exclusiva para membros da comunidade

Faça login para interagir ou crie agora sua conta e faça parte.

FAÇA PARTE AGORA FAZER LOGIN