Notícias | 8 de abril de 2020 | Fonte: CQCS

Tecnologia ajuda corretor em momento de crise

Ao comentar a reação do mercado de seguros ao novo cenário criado pelo avanço da pandemia do coronavírus, o presidente do Sindicato das Seguradoras do Rio de Janeiro e Espírito Santo (SindSeg RJ/ES), Antonio Carlos Costa, afirma que as seguradoras estão ajudando os corretores de seguros, seja na “difícil tarefa” de renovar as apólices que estão vencendo nas próximas semanas; a fazer novos negócios; e, acima de tudo, “garantir que os sinistros que venham a ocorrer sejam atendidos e pagos de forma veloz e eficaz”.

Segundo ele, o mercado tem apresentado um verdadeiro arsenal de facilidades, utilizando o que há de mais moderno em termos de tecnologia e digitalização, objetivando reduzir os impactos econômicos no setor.

Antonio Carlos Costa diz ainda que vê, “com muito entusiasmo”, as diversas ações que as seguradoras estão colocando em prática nos primeiros dias de isolamento social, demostrando agilidade e modernidade e buscando operar em plataformas 100% digitais, através de ferramentas de última geração, tais como VPN, VDI, Office 365, telefonia digital virtual, aplicativos, mobile e etc., garantindo 100% de mobilidade e acessibilidade. “Em pouco mais de uma semana nossas associadas colocaram mais de 90% das suas equipes trabalhando em home office, sem qualquer prejuízo da qualidade no atendimento”, acrescenta.

Ele destaca que várias rotinas e processos foram adaptados e flexibilizados para garantir a continuidade das operações, com foco total nos nossos corretores de seguros, prestadores de serviços e segurados. “As vistorias prévias, antes realizadas presencialmente por profissionais especializados, foram substituídas por self vistoria; apresentação de documentos necessários para finalizar um processo de sinistro, antes entregues fisicamente, podendo hoje ser enviados de forma digital; vistorias de sinistros para constatação de danos são migradas para fotos digitais, sem a presença humana; pedidos de Assistência 24h e agendamento de carro reserva são feitos também por meios digitais e tantas outras medidas que, em tempo recorde, as seguradoras brasileiras colocaram em operação”, acentua o presidente do SindSeg RJ/ES.

Na avaliação de Antonio Carlos Costa, graças ao desenvolvimento contínuo dessa estrutura operacional, as seguradoras têm demonstrado capacidade de manter pleno atendimento aos seus parceiros e clientes, mesmo em face desta crise profunda pela qual o Brasil passa neste momento. “Temos humildade para reconhecer que ainda há muito espaço para evoluir. Mas, é importante registrar, de forma contundente, que não somos um setor obsoleto! Muito pelo contrário! Estamos na mesma velocidade e na mesma direção do mundo digital quando comparados com as grandes seguradoras americanas, europeias e asiáticas”, frisa o executivo.

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