Notícias | 6 de outubro de 2016

Susep responde as perguntas de como proceder com a liquidação da Nobre Seguradora

DÚVIDAS MAIS FREQUENTES

1) O que é liquidação extrajudicial?

Resposta: A liquidação extrajudicial é decretada quando uma Seguradora se encontra insolvente, ou seja, com má situação econômico-financeira, de acordo com o artigo 96 do Decreto-Lei n° 73/66, c/c artigo 15 da Lei 6.024/74.

A instalação da liquidação extrajudicial provoca, de forma antecipada, o encerramento das operações da empresa.

É nomeado um liquidante encarregado de realizar os ativos da companhia e pagar os credores, observada a ordem de classificação dos créditos determinada em lei e a disponibilidade financeira da massa liquidanda.

O Liquidante, após efetuar o levantamento de todos os créditos a pagar, promoverá a publicação do quadro geral de credores, no qual estarão listados os créditos habilitados para posterior pagamento.

 

2) As apólices emitidas pela Nobre Seguradora do Brasil S.A. – Em Liquidação Extrajudicial continuam em vigor?

Resposta: Não. A decretação da liquidação extrajudicial provoca o cancelamento de todas as apólices, a partir de 04/10/2016.

 

3) Em 03/10/2016 eu tinha uma apólice vigente emitida pela Nobre Seguradora do Brasil S.A. – Em Liquidação Extrajudicial, cujo prêmio já foi integralmente pago. Como devo proceder para obter a devolução do prêmio?

Resposta: Como há cobertura para os eventos ocorridos até 03 de outubro de 2016, as apólices vigentes na Companhia terão o prêmio estornado com base na relação proporcional entre o prêmio pago e os dias cobertos para futura restituição.

 

4) E no caso de proposta ainda não emitida?

Resposta: As propostas ainda em análise no momento da liquidação não possuem cobertura. Caso tenha ocorrido pagamento de prêmio, ele será restituído integralmente.

 

5) Os segurados foram transferidos para outra seguradora?

Resposta: Não. Cada cliente escolhe outra seguradora para contratar novo seguro e assinar novo contrato.

 

6) Ocorreu um sinistro após a decretação da liquidação extrajudicial (03/10/2016). O segurado tem direito a receber alguma indenização?

Resposta: Não, porque as coberturas de todas as apólices foram encerradas com a decretação da liquidação extrajudicial.

 

7) Quem deve fazer a declaração de créditos?

Resposta: Todos os credores da Nobre Seguradora do Brasil S.A. – Em Liquidação Extrajudicial, com exceção dos credores listados abaixo, que estão dispensados dessa formalidade:

– por dívida de indenização de sinistro ou de restituição de prêmio;

– por prêmio de cosseguro;

– por prêmio de resseguro.

 

8) Tenho indenização de sinistros a receber. O que devo fazer?

Resposta: Caso ainda não tenha avisado o sinistro, deve proceder ao aviso conforme instruções que serão disponibilizadas no sítio eletrônico da Nobre.

Após avisado, o sinistro será regulado normalmente. Caso a regulação resulte em sinistro com cobertura, o valor a ser indenizado será inscrito pelo Liquidante no quadro geral de credores.

O pagamento da indenização somente ocorrerá após a aprovação do quadro geral de credores pela SUSEP, conforme prioridades legais e disponibilidade financeira da massa liquidanda.

Conforme art. 58 da Resolução CNSP nº 335/2015, os segurados e beneficiários que sejam credores por indenização terão privilégio especial sobre os ativos garantidores das provisões técnicas e, caso esses não sejam suficientes para a cobertura dos direitos respectivos, privilégio geral sobre as demais partes não vinculadas do ativo.

Por fim, é importante o segurado ou beneficiário do sinistro manter seus dados (endereço, telefone, banco, agência, conta corrente) atualizados na massa liquidanda.

 

9) Tenho uma ação judicial ganha contra a Mutual. O que devo fazer? Se a ação for referente a indenização de sinistro, você deve apresentar na massa liquidanda a certidão de crédito (obtida pelo advogado do autor da ação) para a devida habilitação no quadro de credores, se a ação for direta contra a Mutual. Se for o caso de denunciação à lide da Seguradora pelo Segurado, o Segurado deve apresentar sentença com trânsito em julgado e comprovante de pagamento da condenação. Nas ações não relacionadas a sinistros, você deve fazer a declaração do crédito e anexar a certidão de crédito (obtida pelo advogado autor da ação) como um dos documentos comprobatórios do crédito.

10) Paguei integralmente prêmio de apólice que foi cancelada devido à liquidação extrajudicial.

10.1) Devo declarar meu crédito?

Resposta: Os credores por restituição de prêmios estão dispensados da formalidade de declarar seu crédito. Os valores devidos por restituição de prêmios serão apurados e serão inscritos no quadro geral de credores pelo Liquidante.

10.2) Qual valor vai ser inscrito no quadro geral de credores?

Resposta: O valor do prêmio pago, líquido de IOF, pro-rata ao período sem cobertura securitária devido ao cancelamento da apólice em 04/10/2016.

10.3) Quando ocorrerá essa restituição?

Resposta: Somente após a aprovação do quadro geral de credores pela SUSEP, conforme prioridades legais e disponibilidade financeira da massa liquidanda.

 

11) Sou corretor e tenho comissões pendentes a receber. O que devo fazer? Resposta: Deve declarar seu crédito, quando for publicada a convocação dos credores para habilitação de crédito.A declaração do crédito deve ser realizada com a apresentação de toda a documentação comprobatória para sua análise. Incluir como documento comprobatório do crédito relatório das comissões pendentes. Atentar que, com o cancelamento das apólices em 04/10/2016 devido à liquidação extrajudicial, o corretor pode ter que restituir comissões já recebidas relativas a essas apólices.

 

12) Sou corretor e paguei o sinistro para o segurado. Como devo proceder?

Resposta: A princípio, os credores por indenização de sinistro estão dispensados de declarar o crédito. No entanto, como nesse caso houve a sub-rogação do direito, o corretor deve fazer a declaração do crédito e anexar como documentação suporte o termo de subrogação assinado pelo segurado ou beneficiário, com firma reconhecida. Não esquecer de mencionar no formulário de declaração de crédito o número do sinistro correspondente.

 

13) Quais os próximos passos após a declaração de crédito?

Resposta: O Liquidante analisará cada declaração de crédito apresentada e notificará o declarante de sua decisão quanto à sua legitimidade, valor e classificação.

O credor terá prazo de dez dias, a contar da data de recebimento da notificação, para recorrer à SUSEP do ato que lhes pareça desfavorável.

Esgotado o prazo para declaração de créditos e julgados estes, a Liquidante organizará o quadro geral de credores.

 

14) Há previsão de quando serão efetivados os pagamentos de créditos inscritos no quadro geral de credores?

Resposta: Não há previsão de data para início de pagamento. Ressaltamos que os pagamentos obedecerão aos privilégios previstos na legislação e ocorrerão conforme disponibilidade financeira da massa liquidanda. Em caso de outras dúvidas entre em contato com a Nobre Seguradora do Brasil S.A. – Em Liquidação Extrajudicial, por meio dos seguintes canais: correio eletrônico: [email protected] e telefone: 11-50691177.

 

11 comentários

  1. Claudia Regina de Abreu Correia

    10 de outubro de 2016 às 17:19

    Você precisa estar logado para ler o comentário.

  2. Márcio R. Carneiro

    8 de outubro de 2016 às 20:20

    Você precisa estar logado para ler o comentário.

  3. karla kane de sousa

    7 de outubro de 2016 às 19:16

    Você precisa estar logado para ler o comentário.

  4. Sérgio Augusto Schneider

    6 de outubro de 2016 às 20:48

    Você precisa estar logado para ler o comentário.

  5. Sérgio Augusto Schneider

    6 de outubro de 2016 às 20:45

    Você precisa estar logado para ler o comentário.

  6. Sérgio Augusto Schneider

    6 de outubro de 2016 às 20:42

    Você precisa estar logado para ler o comentário.

  7. BARRETO CORRETORA DE SEGUROS LTDA.

    6 de outubro de 2016 às 20:28

    Você precisa estar logado para ler o comentário.

  8. SHEYLA MARCIA GONCALVES NUNES

    6 de outubro de 2016 às 17:41

    Você precisa estar logado para ler o comentário.

  9. Cynthia Nara Neves Dumont Gambeta

    6 de outubro de 2016 às 16:33

    Você precisa estar logado para ler o comentário.

  10. ITACYR CENTENARO

    6 de outubro de 2016 às 14:40

    Você precisa estar logado para ler o comentário.

  11. IPB CORRETORA DE SEGUROS LTDA

    6 de outubro de 2016 às 13:16

    Você precisa estar logado para ler o comentário.

FAÇA UM COMENTÁRIO

Esta é uma área exclusiva para membros da comunidade

Faça login para interagir ou crie agora sua conta e faça parte.

FAÇA PARTE AGORA FAZER LOGIN