Notícias | 30 de outubro de 2020 | Fonte: CQCS

Susep recomenda participação do mercado na 7ª edição da ENEF

A Susep recomendou a “participação ativa” das empresas supervisionadas, incluindo corretores de seguros, seguradoras, resseguradoras, entidades de previdência aberta e sociedaades de capitalização, na 7ª edição da Semana Nacional de Educação Financeira (ENEF), que será realizada entre os dias 23 e 29 de novembro, tendo como tema central “Resiliência Financeira: Como atravessar a crise?”.

Em razão da pandemia, este evento contará com atividades realizadas remotamente, por meio de plataforma digital,

A 7ª ENEF está sendo organizada pelo Fórum Brasileiro de Educação Financeira – FBEF, do qual a Susep é um dos integrantes.

Em função desse evento, além de recomendar a participação das empresas do setor, a autarquia divulgou os princípios a serem observados na promoção da Educação Financeira.

O objetivo é fortalecer a confiança no sistema de seguros privados, promovendo o tratamento adequado ao cliente por parte das empresas e o uso consciente e adequado de produtos por parte do consumidor.

Em ofício enviado ao mercado, a Susep sugeriu que sejam seguidos quatro princípios básicos, visando a nortear o planejamento e a execução das ações de Educação Financeira das entidades supervisionadas: valor para o cliente (levando aos clientes informações e ações úteis e relevantes para a sua vida financeira); amplo alcance (garantir acesso às ações implementadas a todos os seus clientes”; adequação e personalização (fazer uso de conteúdo, linguagem e canais mais adequados para as ações frente às características e às necessidades do cliente e considerando o nível de complexidade e risco dos produtos de seguros, previdência complementar aberta e capitalização); e avaliação e aprimoramento (mensurar a efetividade das ações em face a seus objetivos, melhorando a abordagem utilizada a partir das interações com os clientes).

Com isso, a Susep espera que as instituições que integram os mercados supervisionados, diretamente ou em conjunto com os intermediários, assumam crescente responsabilidade pela promoção de ações efetivas de Educação Financeira.

No ofício, órgão regulador enfatizou ainda que a ampliação do conhecimento dos consumidores quanto à utilização do seguro como proteção de patrimônio e o incentivo à formação de poupança por meio de produtos de seguros, previdência complementar aberta e capitalização são alguns dos resultados desejados.

______________________________________________________________________________________

Participe do Bom Dia Seguro, o maior grupo no WhatsAPP exclusivo para Profissionais de Seguros de todo Brasil.

Realize o seu cadastro através do link e venha compartilhar conhecimento: http://cqcs.com.br/cadastre-se/Caso você já seja cadastrado no CQCS, envie um Fale Conosco solicitando participar do grupo. Link: http://cqcs.com.br/fale-conosco/

FAÇA UM COMENTÁRIO

Esta é uma área exclusiva para membros da comunidade

Faça login para interagir ou crie agora sua conta e faça parte.

FAÇA PARTE AGORA FAZER LOGIN