Notícias | 29 de setembro de 2020 | Fonte: CQCS

Susep quer dar liberdades para os contratos de seguros

Liberdade de atuação. É o que Solange Vieira, superintendente da Susep, afirmou durante o webinar promovido pela autarquia nesta sexta, dia 25. Ao anunciar a consulta pública sobre o seguro de grandes riscos, Solange Vieira tem dito que em seguros de grandes riscos, o porte econômico e a capacidade técnica das partes demandam menos intervenção regulatória.

No formato de webinar, os funcionários da Susep conseguem  esclarecer dúvidas e aceitam sugestões dos participantes.

Além da superintendente da Susep, Solange Vieira, participaram do webinar o procurador-chefe, Igor Lourenço, o diretor da Susep, Danilo Moura e o Coordenador-Geral de Grandes Riscos e Resseguros, Diogo Ornellas.

Ornellas foi o primeiro a falar e explicou como está formatada a proposta da Susep que está sob consulta até o dia 9 de outubro. Ele explicou que o objetivo é diferenciar de grandes riscos e massificados que têm características distintas. 

Ele lembrou também que houve envolvimento das áreas técnicas e jurídicas da Susep. “Chamamos algumas entidades internacionais e players do mercado para discutir e dar um novo paradigma para o setor de grandes riscos”, ressaltou

Ele enfatizou na proposta da consulta pública que está em aberto propõe a simplificação, flexibilização e desburocratização. A proposta que está em consulta sugere a eliminação de planos padronizados. “Sem submissão ou aprovação das condições contratuais e nota técnica atuarial pela Susep”, disse.

Ele acrescentou ainda que o novo marco regulatório foi pensado porque o Brasil ocupa 40ª posição na penetração de grandes riscos. “ O Brasil fica atrás de países com economia menor como Peru, Argentina e Costa Rica. Entendemos que poderíamos dobrar a participação em grandes riscos, a norma sozinha não vai fazer milagre, mas traz benefício ao mercado”.

Igor Lourenço aposta que a proposta é inovadora e “que deve gerar muitos frutos”. Segundo ele, a ideia é disponibilizar ao mercado a possibilidade de negociar os melhores produtos para atender todos os tipos de demanda.

Ao responder questões enviadas por quem acompanhava o webinar, Solange disse que o resseguro será a parte “porque há coisas que precisam de lei”.

Diante de algumas perguntas que questionavam como ficariam alguns pontos, Solange enfatizou a livre iniciativa. “Estamos dando liberdade de pactuação entre as partes: elas podem fazer o contrato que quiserem”, afirmou.

A consulta pública de grandes riscos ficará aberta até o dia 9 de outubro no site da Susep.

__________________________________________________________________________________________________________________

Participe do Bom Dia Seguro, o maior grupo no WhatsAPP exclusivo para Profissionais de Seguros de todo Brasil.

Realize o seu cadastro através do link e venha compartilhar conhecimento: http://cqcs.com.br/cadastre-se/

Caso você já seja cadastrado no CQCS, envie um Fale Conosco solicitando participar do grupo. Link: http://cqcs.com.br/fale-conosco/

FAÇA UM COMENTÁRIO

Esta é uma área exclusiva para membros da comunidade

Faça login para interagir ou crie agora sua conta e faça parte.

FAÇA PARTE AGORA FAZER LOGIN