Notícias | 6 de agosto de 2020 | Fonte: CQCS

Susep projeta grandes mudanças para o mercado de seguros

Ao participar de live organizada pelo Grupo de Economia da Infraestrutura e Soluções Ambientais da Fundação Getulio Vargas, com apoio da BMG Seguros, na última 5ª feira (30 de julho), junto com o presidente da Câmara dos Deputados, Rodrigo Maia, a superintendente da Susep, Solange Vieira, projetou grandes mudanças para o mercado de seguros nos próximos anos. “Estou muito animada com o setor de seguros. No Sandbox regulatório, por exemplo, já estão inscritas mais de 10 empresas novas, que nasceram do zero. No meio de uma crise na economia, ter 10 empresas novas querendo entrar no mercado de seguros é muita coisa. Além disso, a Susep foi procurada pelo braço financeiro do Banco Mundial, que quer investir no mercado de seguros brasileiro”, revelou. 

Ele acentuou ainda que quando chegou à Susep, definiu que a tecnologia deveria ser uma base importante para desenvolvimento do setor. Foi, inclusive, criada uma área de tecnologia, com status de diretoria. 

Os passos seguintes foram simplificar os produtos massificados e, mais recentemente, iniciar a mudança das normas para os grandes riscos. “Temos, agora, produtos mais simples, sendo o de maior sucesso o seguro intermitente, hoje muito praticado no Brasil. Vamos mudar também as normas para os seguros de danos. Queremos que o seguro se expanda, aumente o número de coberturas, seja simples, barato e acessível para a população. Nos grandes riscos, o regulador atrapalhava. Temos uma estrutura de cláusulas muito rígidas, travando a liberdade das seguradoras para desenvolverem produtos. O regulador estava engessando o mercado”, observou. 

Ela enfatizou ainda a importância de haver maior liberdade para o setor ser criativo, o que poderá também atrair resseguradores estrangeiros. “Somos lanternas no ranking dos países da América Latina na relação entre prêmio de resseguro e PIB”, lamentou.  

CANAL. 

Já o presidente da Câmara dos Deputados, Rodrigo Maia, assumiu o compromisso com a superintendente da Susep de conversar com mais intensidade sobre o papel que cabe ao seguro no desenvolvimento do país e na proteção das pessoas. “O seguro é tema difícil e de pouca atenção política e da sociedade. Mas, devemos dar a atenção devida para setor que tem papel importante para a economia. Vou tentar me concentrar um pouco mais. Vamos organizar conversas com os deputados sobre o impacto da boa regulação para a economia. Precisamos trazer o seguro para dentro da Câmara para discutir a modernização, a unificação das agências, um marco regulatório de melhor qualidade”, prometeu Rodrigo Maia.

FAÇA UM COMENTÁRIO

Esta é uma área exclusiva para membros da comunidade

Faça login para interagir ou crie agora sua conta e faça parte.

FAÇA PARTE AGORA FAZER LOGIN