Notícias | 2 de março de 2020 | Fonte: Susep

Susep passa a divulgar a índice de reclamações do setor de Seguros

Com o objetivo de trazer mais transparência à relação entre o mercado de seguros e seus consumidores e possibilitar que seguradoras e regulador possam identificar melhorias necessárias ao desenvolvimento do setor, pela primeira vez a Superintendência de Seguros Privados (Susep) divulga índice de reclamações das seguradoras. O levantamento leva em consideração as ocorrências registradas na Susep e a participação das empresas no mercado (market share). Com a ferramenta, o consumidor terá mais uma opção para avaliar a relação das empresas com seus clientes.

Em sua primeira edição, o índice de reclamações da Susep traz os dados consolidados de 2019 e 2018. A avaliação abrange 114 empresas ou grupos que possuem participação de mercado superior a 0,2%. Os resseguradores e sociedades de capitalização não foram incluídos.

Para o diretor da Susep, Rafael Scherre, a iniciativa está em linha com as ações que a autarquia vem realizando em prol da transparência e das boas práticas de conduta. “Nosso desejo é que o consumidor tenha o máximo possível de informação e que a Susep tenha mais um instrumento de avaliação da conduta das empresas, com isto, esperamos que as seguradoras sejam impulsionadas a buscar sempre melhorar seus serviços ”, explicou.

Na comparação entre 2018 e 2019 pode ser verificado, por exemplo, o aumento ou recuo no volume relativo de reclamações sobre os serviços de determinada empresa. O chefe do Departamento de TI da autarquia, Leonardo Brasil, destaca como objetivo da iniciativa o uso da tecnologia para ajudar o mercado a evoluir em seus processos e eficiência. “Com mais informação, o consumidor tem mais poder de escolha e pode analisar o perfil das empresas e a qualidade do atendimento que prestam em cada modalidade de seguro”, diz.

Acesse aqui o Índice de Reclamaçõeshttps://www2.susep.gov.br/safe/indicereclamacoes/tabela

Posicionamento da Porto Seguro sobre o indice

‘A Porto Seguro esclarece que os números divulgados pelo ranking de reclamações da Superintendência de Seguros Privados (Susep) não correspondem aos registros internos da companhia e por isso, pedimos explicações para a entidade a respeito da composição desses números divulgados. Também entendemos que o critério mais assertivo seria a quantidade de clientes como fator de ponderação e não o faturamento.”

_____________________________________________________________________________

Participe do Bom Dia Seguro, o maior grupo no WhatsAPP exclusivo para Profissionais de Seguros de todo Brasil.

Realize o seu cadastro através do link e venha compartilhar conhecimento: http://cqcs.com.br/cadastre-se/

Caso você já seja cadastrado no CQCS, envie um Fale Conosco solicitando participar do grupo. Link: http://cqcs.com.br/fale-conosco/

2 comentários

  1. SERRA LIDER CORRETORA DE SEGUROS LTDA

    6 de março de 2020 às 10:14

    Você precisa estar logado para ler o comentário.

  2. ANGELO & SANTANA CORRETORA DE SEGUROS

    6 de março de 2020 às 9:57

    Você precisa estar logado para ler o comentário.

FAÇA UM COMENTÁRIO

Esta é uma área exclusiva para membros da comunidade

Faça login para interagir ou crie agora sua conta e faça parte.

FAÇA PARTE AGORA FAZER LOGIN