Notícias | 4 de setembro de 2020 | Fonte: CQCS | Sueli Santos

Susep fala sobre a emissão de dívidas subordinadas

Seguindo o que parece ter se tornado tradição, a Susep promoveu, na manhã desta quarta, dia 3, mais um webinar para discutir a emissão de dívidas subordinadas. Foram apresentadas as propostas da autarquia para a consulta pública que permanece aberta para sugestões até o dia 14 de setembro.

Solange Vieira, superintendente da Susep ressaltou que a autarquia quer continuar a desregulamentar o setor para trazer mais liberdade. “É um conjunto de mudanças e estamos vindo por ramos de negócios de seguro”, disse.

Ela ressaltou que é por meio do registro de operações que a Susep consegue fazer uma regulação mais adequada. Participaram do webinar o coordenador-geral de regulação prudencial, César Neves e o diretor Vinícius Brandi. 

César fez uma apresentação técnica e explicou algumas das propostas como, por exemplo, a de que a seguradora poderia emitir uma dívida no passivo e os ativos entram nos fluxos de caixa da operação. “Esse fluxo contábil da dívida tem que entrar no cálculo do risco de mercado”, explicou.

Brandi ressaltou que a Susep vem mantendo conversas com reguladores como Banco Central, Comissão de Valores Mobiliários e reguladores internacionais. “Buscamos a harmonização para que o mercado fique seguro e tenha subsídio para consulta pública”, ressaltou.

Os técnicos responderam perguntas dos participantes que acompanhavam o webinar. Uma delas, Solange Vieira disse esperar que grandes riscos entre esse ano. “Depende da consulta pública”, disse ela que espera ter o assunto resolvido ainda esse ano.

Vinícius Brandi disse ainda que vários assuntos estão em discussão nas áreas técnicas. “Muita coisa de flexibilizar e temos também projeto que busca discutir aspectos  e regras de liquidez. Estamos fazendo um estudo internacional para saber como o assunto é tratado”, afirmou. 

Ao final Solange Vieira alertou  que novas consultas públicas serão abertas e a autarquia vai fazer outros webinars para ouvir o mercado. 

__________________________________________________________________________________________________________________

Participe do Bom Dia Seguro, o maior grupo no WhatsAPP exclusivo para Profissionais de Seguros de todo Brasil.

Realize o seu cadastro através do link e venha compartilhar conhecimento: http://cqcs.com.br/cadastre-se/

Caso você já seja cadastrado no CQCS, envie um Fale Conosco solicitando participar do grupo. Link: http://cqcs.com.br/fale-conosco/

FAÇA UM COMENTÁRIO

Esta é uma área exclusiva para membros da comunidade

Faça login para interagir ou crie agora sua conta e faça parte.

FAÇA PARTE AGORA FAZER LOGIN