Susep estuda efeitos do ‘open banking’ no mercado de seguros

10/12/2019 / FONTE: Isto É

4_desafio_open_banking

A Superintendência de Seguros Privados (Susep) está estudando os efeitos das regras de “open banking” propostas pelo Banco Central e seus potenciais desdobramentos para o mercado segurador, afirmou o diretor da autarquia Vinicius Brando, em palestra no evento Promovendo o Futuro do Mercado de Capitais – 43 Anos da Lei de Mercado de Capitais.

O tema está em fase inicial de estudo dentro da agenda de inovação da autarquia, que hoje tem como carro-chefe a implementação das regras de “sandbox” regulatório e da apólice eletrônica. “Saiu a consulta do Banco Central, a gente está tentando entender a proposta e seus efeitos no mercado de seguros”, disse Brandi.

O sistema de “open banking” vai permitir o compartilhamento de dados bancários de clientes.

O BC abriu consulta pública sobre o sistema na semana passada, que seguirá até o dia 31 de janeiro de 2020.

Os dados bancários vão passar a pertencer aos clientes e não às instituições financeiras, o que deve fomentar a concorrência no setor. O “open insurance” vai na mesma linha.

No caso da Susep, ainda não há definição sobre uma eventual regulamentação do tema. O “open insurance” é uma tendência global e sua adoção está mais avançada em locais como Reino Unido, Austrália e Estados Unidos.

As iniciativas regulatórias da Susep ligadas à inovação incluem o estabelecimento de regras do “sandbox” – ambiente regulatório experimental – e da apólice eletrônica – que permitirá que o produto de seguro seja registrado e tenha suas informações em uma base centralizada.

Ambos os marcos regulatórios estão em consulta pública e, segundo Brandi, a perspectiva é que sejam publicados no primeiro trimestre de 2020.

____________________________________________________________________________

Participe do Bom Dia Seguro, o maior grupo no WhatsAPP exclusivo para Profissionais de Seguros de todo Brasil.

Realize o seu cadastro através do link e venha compartilhar conhecimento: https://www.cqcs.com.br/cadastre-se/

Caso você já seja cadastrado no CQCS, envie um Fale Conosco solicitando participar do grupo. Link: https://www.cqcs.com.br/fale-conosco/

Tags: ,

1. Você precisa ser cadastrado para enviar o seu comentário. Se ainda não fez o seu cadastro, por favor, clique aqui. Um e-mail será enviado para a sua caixa postal, fornecendo sua senha.

Esqueceu sua senha?

Preencha o campo abaixo com o mesmo endereço de e-mail que você usou para fazer o seu cadastro e enviaremos uma nova senha para a sua caixa postal: