Notícias | 18 de junho de 2019 | Fonte: CQCS

Susep anuncia processo de fiscalização sobre golpe do seguro envolvendo idosos

A respeito da reportagem publicada pelo “Fantástico” (16/06), programa da TV Globo, denunciando golpes aplicados contra aposentados, que estavam pagando por um seguro que não foi contratado por eles, a Susep informa, em nota, que fará “uma fiscalização específica sobre o assunto abordado nas reportagens”.

Além disso, a autarquia anuncia que está finalizando o relatório de fiscalização em curso para “tomar as providências cabíveis”.

Já a Central Nacional dos Aposentados e Pensionistas do Brasil (Centrape), através de comunicado, assegura que é “tão vítima quanto o aposentado” e que não possui ingerência na captação de novos afiliados por terceiros.

O comunicado informa ainda que, antevendo que sua relação com terceiros pode ser passível de fraudes, a Centrape conta com moderno e atualizado programa de conformidade (compliance) desenvolvido para sua área de atuação e sustentado por dois pilares: evitar ao máximo a ocorrência de fraudes no momento da captação de possíveis novos afiliados por terceiros; e identificar fraudes possivelmente cometidas por empresas que atuam na captação de afiliados e punir – encerrar de imediato a parceria com tais empresas, adotando as medidas cabíveis.

Assim, para verificar falsificação de assinaturas, a entidade conta com apoio de empresa especializada em identificar fraudes. “Funcionários são treinados para comparar assinaturas e reconhecer divergências. O departamento de qualidade verifica as propostas encaminhadas por terceiros e rejeita a proposta caso a proposta seja identificada como falsa. Em casos extremos a entidade leva o caso até a polícia como já aconteceu, após comprovação de uma empresa fraudadora, alertada por reportagem da TV GLOBO. Isso motivou a entidade a aumentar ainda mais os seus controles e já faz 10 meses que estão suspensas novas adesões”, informa o comunicado.

A Centrape revela ainda que entre os benefícios concedidos pela entidade a seus afiliados existe um seguro contratado junto à Sabemi e garante que, caso se verifique qualquer irregularidade nesse seguro, “tomará as medidas judiciais cabíveis”. Mas, ressalta que reclamações desta natureza ainda não chegaram à entidade.

SABEMI.

Por sua vez, a Sabemi acentua, também em comunicado, que o grupo é composto por várias empresas atuantes no mercado há mais de 45 anos, com 700 empregados, sede em Porto Alegre e filiais em todo o Brasil. “É um grupo de empresas idôneas, que contam com os mais modernos controles internos, gestão de riscos e prevenção de fraudes”, destaca o texto.

O comunicado esclarece também que a Sabemi Seguradora, em especial, é uma empresa que atua no mercado de seguros, comercializando seus produtos, em atendimento à previsão legal, por intermédio de corretores independentes, devidamente habilitados pela Susep, que trabalham com diversas seguradoras do mercado e que não opera diretamente junto ao INSS.

Já a Sabemi Intermediadora de Negócios possui parceria com diversas associações de benefícios, entre elas a Centrape. No entanto, desde outubro de 2018, para realização de revisão de seus processos e controles internos, optou por suspender a aquisição de novos afiliados para a instituição.

Além disso, para aumentar a segurança, a Sabemi passou a usar fotos para que, por meio do serviço de biometria facial, pudesse tornar ainda mais segura a sua comercialização. Começou também a enviar mensagem de boas-vindas pelo telefone celular de todos os novos clientes e instituiu carta de boas-vindas. O objetivo foi criar um canal de comunicação que passou a dar a oportunidade de o cliente entrar em contato com a empresa por meio do 0800, por qualquer motivação.

O texto ressalta que a Sabemi Intermediadora de Negócios possui cerca de 1.500 representantes que atuam de forma independente e, embora não sejam funcionários da empresa, passam por treinamentos presenciais e a distância. “Caso um deles não cumpra o que está determinado, seu contrato é imediatamente interrompido”, enfatiza o texto.

A Sabemi reforça que, nos eventuais casos em que toma conhecimento sobre irregularidades, adota imediatamente as providências legais e administrativas cabíveis, tais como denúncias policiais e ações judiciais, não compactuando com nenhum tipo de fraude e não tendo nenhum acesso à base de dados ilícita.

4 comentários

  1. Flávio Antonio Mueller SUSEP 10.0404624

    18 de junho de 2019 às 11:39

    Você precisa estar logado para ler o comentário.

    • Celio Sanz

      18 de junho de 2019 às 12:40

      Você precisa estar logado para ler o comentário.

  2. NCK CORRETORA DE SEGUROS LTDA

    18 de junho de 2019 às 10:16

    Você precisa estar logado para ler o comentário.

  3. SERRO SEGUROS

    18 de junho de 2019 às 9:27

    Você precisa estar logado para ler o comentário.

FAÇA UM COMENTÁRIO

Esta é uma área exclusiva para membros da comunidade

Faça login para interagir ou crie agora sua conta e faça parte.

FAÇA PARTE AGORA FAZER LOGIN