Notícias | 14 de junho de 2004 | Fonte: O Globo

Susep alerta para golpe de previdência privada

A Superintendência de Seguros Privados (Susep) está alertando os consumidores para um novo golpe que envolve empresas de previdência privada já liquidadas. De posse dos dados cadastrais de ex-contribuintes, os estelionatários, que estão agindo em vários estados do país, entram em contato para informar sobre um título, de R$ 30 mil a R$ 70 mil, que a vítima teria direito a resgatar. Mas para liberar o dinheiro, os golpistas exigem um depósito prévio.

Segundo o chefe do departamento de fiscalização da Susep, Eliezer Tunala, já foram registrados casos em vários estados, principalmente no Rio de Janeiro, em São Paulo, Minas Gerais, Fortaleza e Distrito Federal.

– Estamos encaminhando as denúncias aos ministérios públicos dos estados para que sejam investigadas com o apoio da polícia. É difícil localizar os criminosos porque, quando eles percebem que foram identificados em um estado, mudam para outro. Por isso é importante alertar os consumidores. Quem for contatado pelos golpistas deve denunciar o fato à Susep – orienta.

No golpe, os estelionatários têm usado dados cadastrais, especialmente de dois antigos planos de previdência, o Montepio da Família Militar e o Montepar, ambos em liquidação.

O chefe do Departamento de Fiscalização da Susep alerta que os liquidantes são nomeados pelo órgão e as empresas em processo de liquidação não têm representantes externos. Segundo ele, quando há algum pagamento, a convocação dos ex-contribuintes é feita por carta ou edital, nunca por telefone:

Tunala diz que a primeira regra para não cair em golpe é desconfiar quando a vantagem for grande:

– Ninguém libera tanto dinheiro só com um telefonema. Quando receber um contato relativo a previdência privada, seguro ou capitalização, o consumidor deve verificar se a empresa está registrada na Susep. Além disso é preciso haver um contato pessoal, inclusive para a assinatura de contrato, caso contrário, pode tratar-se de um golpe.

FAÇA UM COMENTÁRIO

Esta é uma área exclusiva para membros da comunidade

Faça login para interagir ou crie agora sua conta e faça parte.

FAÇA PARTE AGORA FAZER LOGIN