Notícias | 26 de março de 2021 | Fonte: Sindseg-SP

SulAmérica conta trajetória on-line

A pandemia acelerou o cronograma de digitalização da SulAmérica, especialmente no atendimento aos mais de 2,3 milhões de clientes de planos de saúde, mas transformação digital é assunto corrente na empresa desde 2015. “Somos digitais na essência”, diz Gabriel Portella, diretor-presidente da companhia, entrevistado desta semana na série de vídeos Liderança Digital, do Valor Econômico.

Portella lembra que o home office, no início da pandemia, foi o grande teste da aplicação da tecnologia na continuidade dos negócios. “Conseguimos colocar todas as pessoas trabalhando de forma remota, sem que nenhum processo ficasse parado.” Outro desafio foi a telemedicina.

Em 2018, a empresa adquiriu o capital majoritário da Docway, na qual hoje detêm 85% de participação, para expandir sua oferta de consultas on-line, que explodiram durante a pandemia. De 500 consultas médicas digitais realizadas até fevereiro do ano passado, o serviço saltou para com 528 mil no consolidado de 2020. Portella diz que startups de saúde, as healtechs, estão sempre no radar da SulAmérica, seja para aquisições ou parcerias.

O fomento à aplicação da tecnologia nos negócios começou com uma ‘garagem de inovação’, há seis anos, e se espalhou por toda a empresa. Hoje, os projetos da SulAmérica são trabalhados em mais de 200 pequenos grupos multidisciplinares, conhecidos como ‘squads’. “Você tem pessoas de negócios, com cientistas dados, médicos e enfermeiros”, nota o executivo. Ele também destaca a expansão do uso da inteligência artificial na companhia. “A aplicação começou em sinistros de saúde, área que representa 90% da receita da companhia”, diz.

Hoje a empresa tem 12 projetos de análise avançada de dados em andamento, incluindo as áreas de vendas e recursos humanos. “Não vai demorar muito para que todas as áreas de companhia usem recursos de inteligência artificial em favor do negócio”, prevê.

Com 37 anos de empresa, sendo 8 como diretor-presidente, Gabriel Portella deixa o cargo na próxima semana, a partir de 29 de março, e passa a fazer parte do conselho da SulAmérica. Em seu lugar, assume o atual diretor vice-presidente de controle e de relações com investidores, Ricardo Bottas.

Veja a entrevista em vídeo aqui, para assinantes do Valor Econômico.

FAÇA UM COMENTÁRIO

Esta é uma área exclusiva para membros da comunidade

Faça login para interagir ou crie agora sua conta e faça parte.

FAÇA PARTE AGORA FAZER LOGIN