Notícias | 1 de junho de 2018 | Fonte: CQCS | Carla Boaventura

SulAmérica apresenta benefícios da inclusão da fibra na alimentação

Alimentação saudável e prática de exercícios físicos auxiliam na melhoria na qualidade de vida

Dados da Organização Mundial da Saúde estimam que cerca de 30% da população brasileira têm algum tipo de problema intestinal relacionado à constipação, diarreia ou síndrome do intestino irritável.

Sensação de desconforto e alterações na consistência, cor e regularidade das fezes são indicativos do mau funcionamento do intestino. Sintomas assim podem indicar que algo de errado está acontecendo, o que  pode causar ou agravar patologias gastrointestinais como gastrites e esofagites. Indícios como esses não devem ser ignorados, o sistema digestório merece atenção, pois pode indicar que algo está errado com o organismo de maneira geral.

“Os melhores alimentos para uma vida digestiva saudável são os naturais, sem conservas, com poucas gorduras, frituras ou açúcares. Os mais danosos são os que saem desse contexto. Cada indivíduo tem melhor, ou pior, adaptação a determinados tipos de alimentos e isto deve ser respeitado. Também é importante se manter hidratado, consumindo no mínimo de 1,5 litro de água por dia”, explica a diretora de Relacionamento com Prestadores da SulAmérica, Dra. Tereza Veloso.

De acordo com a especialista, o consumo de alimentos com alto teor de fibras pode auxiliar na melhora da digestão, pois eles são responsáveis por prorrogar a saída dos alimentos do tubo digestivo. Além disso, também são responsáveis pela redução da absorção de glicose e da diminuição dos índices de colesterol e triglicérides, além de fortalecer o sistema imunológico e ajudar na perda de peso.

Mas, apesar de todos os benefícios oferecidos, é importante que a inclusão das fibras na alimentação deve ser feita aos poucos para que não haja a sensação de inchaço. Outro fator a que se deve ficar atento é ao consumo de líquidos: a ingestão deve ser acompanhada de, no máximo, 200 ml de líquidos. Optar por fazer sua própria comida, comer devagar e mastigar bem também auxiliam na digestão e devem ser incluídas do dia-a-dia.

FAÇA UM COMENTÁRIO

Esta é uma área exclusiva para membros da comunidade

Faça login para interagir ou crie agora sua conta e faça parte.

FAÇA PARTE AGORA FAZER LOGIN