Notícias | 13 de janeiro de 2020 | Fonte: Globo Rural via Sindseg SP

Subvenção recorde deve aumentar em 50% a cobertura com seguro rural

Apenas 10% da safra brasileira conta com seguro rural atualmente

A Globo Rural Online destaca que a subvenção recorde ao seguro rural anunciada pelo Plano Safra 2019/2020, de R$ 1 bilhão, deve aumentar a cobertura da produção agrícola brasileira em 50% este ano, avalia Joaquim Neto, gerente de produtos agro da Tokio Marine. A empresa vendeu R$ 119,7 milhões em seguro agrícola em 2019, cinco vezes mais que o esperado no início do ano.

‘Nesse começo de ano, tivemos diversos eventos climáticos, principalmente de seca no RS, e os dados do Ministério da Agricultura indicam que 90% desses produtores tinham contratado alguma forma de mitigação de risco, o que inclui o seguro. Então eles não vão ter perdas financeiras – e isso é muito bom’, lembra o executivo.

Segundo Neto, apenas 10% da safra brasileira conta com seguro rural atualmente, um percentual que chega a 90% nos EUA. Essas apólices, destaca, estão concentradas na região Sul, onde os eventos climáticos, explica, são mais frequentes. ‘Mas isso tem mudado. Os eventos climáticos em outras regiões têm sido mais frequentes me mais severos’, lembra.

Neto afirma que 30% das apólices para lavouras de soja vendidas pela Tokio Marine na safra de verão 2019/2020 foram contratadas por produtores do Mato Grosso. ‘É um dado muito importante porque talvez seja uma tendência desse agricultor do Centro Oeste de se interessar mais pelo seguro’, avalia.

Caso a tendência se confirme, a expectativa do setor é de que o custo de contratação para o agricultor caia ao longo dos anos, refletindo a maior diluição do risco assumido pelas seguradoras.

‘Não sei precisar qual será a redução do custo ou do aumento do risco assumido pelas seguradoras, mas é uma tendência que o seguro agrícola fique mais barato em todas as seguradoras com o passar dos anos’, conclui o gerente da Tokio.

FAÇA UM COMENTÁRIO

Esta é uma área exclusiva para membros da comunidade

Faça login para interagir ou crie agora sua conta e faça parte.

FAÇA PARTE AGORA FAZER LOGIN