Notícias | 11 de maio de 2017 | Fonte: Bem Paraná

Startup “vigia” condutor para baratear seguro

baratear seguroAplicativo faz uma varredura na internet e avalia o comportamento do motorista

Para pagar menos no seguro do seu carro, você aceitaria que uma empresa monitorasse o jeito que você dirige com um aplicativo instalado em seu celular? Ou que vasculhasse suas postagens públicas em redes sociais? Essa é a ideia por trás do sistema da Thinkseg, startup que conecta usuários com corretores e seguradoras. “Queremos individualizar o usuário por conta do risco”, diz André Gregori, sócio-fundador da empresa. “Se ele é um bom motorista, independentemente da classificação etária ou social, ele não tem de pagar a mais pelo seguro”.

Ao contrário do modelo tradicional de contratação de seguros, que classifica as pessoas segundo diferentes perfis, a Thinkseg usa tecnologia para conhecer bem o seu cliente — e dar a ele um desconto de até 40% na mensalidade. “Ninguém gosta de contratar seguro. Especialmente o millenial”, diz Gregori, fazendo referência à geração nascida a partir de meados dos anos 1980.

Para contratar um seguro pela empresa, o usuário preenche um questionário com cinco informações — nome, endereço, data de nascimento, CPF e e-mail. Com esses dados, o algoritmo da Thinkseg consegue “varrer” a internet para identificar, por exemplo, se a pessoa gosta de frequentar bares.

Copiloto — O segundo passo é o mais importante: a pessoa que contrata o seguro instala um aplicativo no smartphone, que analisa se ele é um bom motorista. “Meu algoritmo consegue ver se o usuário acelera drasticamente, se freia muito, se faz curvas fechadas, se fala no celular enquanto dirige”, diz Gregori.

A partir de sua conduta ao volante, o algoritmo ranqueia o usuário em um sistema de estrelas — formando o que o executivo chama de “DNA do comportamento do motorista”. Caso receba uma boa avaliação, o bom condutor recebe o desconto. Por enquanto, não há “penalização” para o mau condutor, mas nada impede que isso ocorra.

O sistema da Thinkseg é inteligente e detecta tentativas de fraude feitas pelos usuários. “Se ele desinstalar o aplicativo no meio da noite, porque não quer ser monitorado caso esteja dirigindo alcoolizado, por exemplo, a gente tira pontos dele”, explica o executivo.

OUTRAS APLICAÇÕES DO THINKSEG

– Os serviços da Thinkseg, não se restringem apenas ao mercado de seguros de carro

– A ideia é ter opções de seguro residencial e saúde. O aplicativo pode monitorar a atividade física que o usuário está fazendo, ou pedir pra ele me mandar uma foto do seu prato de comida

– A possibilidade de coletar dados inclui até a maneira como o usuário digita em seu celular. O aplicativo pode medir a ansiedade. O indivíduo ansioso é mais propenso a doenças cardíacas.

FAÇA UM COMENTÁRIO

Esta é uma área exclusiva para membros da comunidade

Faça login para interagir ou crie agora sua conta e faça parte.

FAÇA PARTE AGORA FAZER LOGIN