Notícias | 19 de abril de 2004 | Fonte: Fenaseg

S&P mantém perspectiva negativa para setor de resseguros

O cenário para o mercado mundial de resseguros continua com perspectiva negativa segundo a Standard & Poor”s Corp., apesar da melhora no lucro operacional apresentado pelas companhias em 2003.

Num estudo divulgado pela agência, há outras razões que podem comprometer o resultado das companhias. Segundo Stephen Searby, analista de crédito da S&P, baseado em Londres, trata-se do “vôo para a qualidade”.

Tal estratégia de assumir riscos com mais qualidade faz com que riscos de má qualidade fiquem concentrados em companhias que enfrentam dificuldades e acabam praticando um preço menor para poder ter um faturamento maior.

E se essas vieram a apresentar problemas, podem prejudicar o setor como um todo. “E não são só pequenas resseguradoras que estão sofrendo. Há alguns grandes grupos nessa mesma situação”, relata o analista em seu estudo. Outra justificativa para manter a classificação negativa para o setor de resseguros, segundo o estudo, é que não se espera novos aumentos nas reservas das seguradoras do ramo “no life” em 2004, como se observou em 2003.

Cópias do estudo, apenas para assinantes, podem ser obtidas no site da S&P, na seção de rating (www.ratingsdirect.com.)

FAÇA UM COMENTÁRIO

Esta é uma área exclusiva para membros da comunidade

Faça login para interagir ou crie agora sua conta e faça parte.

FAÇA PARTE AGORA FAZER LOGIN