Notícias | 8 de agosto de 2019 | Fonte: Sompo Seguros

Sompo leva conceitos de Compliance à cadeia produtiva do mercado de Seguros

Parceiros como corretoras de seguros e oficinas de reparação automotiva de todo o Brasil participam de eventos que tratam da importância da governança e conformidade para garantir a manutenção da ética e integridade, bem como para minimizar riscos de exposição à danos de imagem e de responsabilização jurídica

A Sompo Seguros, empresa do Grupo Sompo Holdings – um dos maiores grupos seguradores do mundo –, como parte de seu Programa de Ética e Compliance, estabeleceu um cronograma com uma série de palestras e treinamentos voltados tanto à atualização de colaboradores, quanto para disseminar a cultura do compliance entre fornecedores e parceiros de negócios em diversas localidades do Brasil, a exemplo de corretores de seguros, oficinas parceiras de reparo automotivo etc.

“A Sompo conta com um programa estruturado de Ética & Compliance, bem como com procedimentos de comunicação e disseminação da cultura de compliance, o que inclui procedimentos e valores éticos esperados de nossos colaboradores e parceiros de negócios”, afirma Cesar Cassio de Rienzo, superintendente de Compliance da Sompo Seguros. “As atualizações voltadas aos colaboradores por meio de e-learning, treinamentos presenciais e eventos internos ou encontros periódicos dos agentes de compliance já fazem parte da rotina da equipe da área e são atualizadas e incrementadas anualmente. Já a intensificação das ações voltadas a corretores de seguros e fornecedores integra nossa estratégia de atuação ética e responsável, que também nos permite estar cada vez mais próximo dos parceiros de negócios, compartilhando valores e esclarecendo diretrizes com transparência”, destaca o executivo.

Com a demonstração de ferramentas e iniciativas para prevenção a fraude e corrupção, a Companhia destaca a relevância dos profissionais da cadeia produtiva do mercado de Seguros estarem cientes sobre como a condução dos negócios podem expor tanto a própria empresa como seus parceiros de negócios a riscos de responsabilidade legal ou de imagem. Os programas de Compliance, quando devidamente instituídos, viabilizam a identificação antecipada de eventuais problemas de conduta, o que permite prevenir riscos e até constatar situações de não-conformidade em outras organizações, por exemplo. Isso resulta numa redução substancial de custos e contingências, além de trazer mais eficiência e conscientização entre funcionários. Como resultado, a empresa tende a registrar uma melhora nos índices de governança e percepção positiva da reputação da organização.

“O principal objetivo das iniciativas voltadas aos parceiros é disseminar a cultura do compliance, estabelecer um alinhamento e aproximação maior com essas empresas e profissionais, e garantir a transparência e conhecimento dos valores da Sompo enquanto companhia. Também sempre salientamos a importância das práticas relacionadas a Ética e Integridade que devem ser observadas. Afinal, esses parceiros nos representam e precisam estar em linha com o que realmente acreditamos”, conclui  Rienzo.

Na agenda de eventos a serem promovidos pela Sompo até o final do ano estão palestras sobre Prevenção e Combate à Fraude em Sinistros, impactos da Lei Geral de Proteção de Dados Pessoais (LGPD), Controles Internos, Canais de Denúncia, O valor de estar em Compliance no mercado de Seguros, Compliance voltado a prestadores de serviços na área de Sinistro Automotivo, entre outros.

Vale ressaltar que o Programa de Ética & Compliance da Sompo foi desenvolvido segundo as mais atualizadas práticas internacionais e em respeito à legislação vigente, à exemplo da Lei nº 12.846/2013 (também conhecida como Lei Anticorrupção), do Decreto 8.420/15 e da Circular 249/2004 da SUSEP – Superintendência de Seguros Privados. Segundo a Pesquisa Maturidade do Compliance no Brasil, feito pela consultoria KPMG, 61% dos respondentes afirmaram que os terceiros não receberam treinamentos de Compliance e Anticorrupção nos 12 meses anteriores. Foram consultados diretores da área de Compliance de 450 empresas de diversas indústrias, capturando suas percepções quanto à maturidade do Programa de Ética e Compliance em suas companhias.

FAÇA UM COMENTÁRIO

Esta é uma área exclusiva para membros da comunidade

Faça login para interagir ou crie agora sua conta e faça parte.

FAÇA PARTE AGORA FAZER LOGIN