Notícias | 4 de maio de 2020 | Fonte: CQCS

Sistema da Susep apresenta falhas e Corretores enfrentam sérios problemas

As falhas registradas no novo sistema criado pela Susep para o recadastramento dos corretores de seguros estão provocando prejuízos para profissionais de diferentes regiões do país, inclusive com o cancelamento involuntário de registros e a perda de negócios vultosos.

O CQCS ouviu os depoimentos de profissionais que estão enfrentando sérios problemas. É o caso de Fábio Lúcio, de Belém do Pará. Ele estava concluindo o recadastramento quando notou que o seu nome estava errado. Tentou corrigir, mas não conseguiu. Viu, então, uma tecla escrito “cancelar” e apertou. “Pensei que fosse para cancelar o que já tinha feito e refazer tudo. Apertei e acabei cancelando o meu registro. Agora, apareço como corretor de seguros, situação cancelado”, lamenta.

Fabio Lúcio, que foi presidente do Sincor-PA, diz que encontrou dificuldade de fazer o recadastramento da sua empresa corretora de seguros. “Foi uma falha do sistema. Fiz esse questionamento na live realizada pela Susep nesta quarta-feira (29). Eles responderam que o meu caso não resolve no sistema e que teria que enviar um email para a Susep. Após enviar o e-mail, a autarquia conseguiu reverter meu problema”, revelou Lucio.

Já o corretor de seguros Frederico Petrucci afirma que havia se cadastrado como Pessoa Física e, posteriormente, como Pessoa Jurídica no Ibracor, conforme legislação vigente em janeiro e março, Agora, será obrigado a fazer novo cadastro na Susep, para atender nova legislação vigente. Mas, não consegue, apesar de várias tentativas. “Estou tentando desde o dia 22 de abril sem sucesso”, revela.

Com isso, Petrucci já teve, inclusive, o registro suspenso em uma seguradora e a negativa de registro em outra, embora atue no mercado há 26 anos. “Trabalhei em algumas seguradoras e, depois, nas corretoras Aon e JLT. Com a venda desta última, optei em abrir minha corretora. Mas, estou enfrentando esse problema. A preocupação é não conseguir trabalhar em virtude de não conseguir me cadastrar. Já reportei a Susep e me disseram para tentar novamente que conseguiria. Aliás, tenho comunicado o problema à autarquia há vários dias, mas não consigo dar andamento”, acrescenta.

Para ele, “provavelmente” outros profissionais estão enfrentando o mesmo problema sem encontrar uma solução. “Não é não ter que cadastrar, mas termos tempo para que o sistema da Susep se ajuste e possamos fazer isto, sem prejuízo de nosso trabalho”, reivindica.

Por sua vez, Fabiano de Almeida Ferreira, de Matozinhos (MG), fez todo o processo de preenchimento no site da Susep e o sistema identificou o cadastro e registro dele. Contudo, após inserir todos os dados, marcar as opções de produtos em que é cadastrado e as demais declarações exigidas, ocorreu um erro exatamente no momento de “salvar” tudo. “Fiz uma reclamação via email para Susep, que demorou a me responder. Após mais duas reclamações, me informaram que deveria esperar para realizar nova tentativa. Ainda me mandaram ler o manual em caso de dúvidas, ou seja, não informaram a solução de forma concreta e definitiva”, critica.

Ferreira, que é corretor registrado na Susep desde 2015, mas já trabalha no mercado de seguros desde 1998, desistiu de fazer o recadastramento no sistema da Susep, seguindo orientações do Sincor-MG e após ver a Live do CQCS com o presidente da Fenacor. “Vou aguardar novas instruções do Sindicato e da Federação”, revela.

Já o corretor de seguros Raphael Bastos, Rio de Janeiro, enfrenta problemas no cadastramento da sua empresa.

Segundo ele, assim que teve ciência do recadastramento, acessou o site e fez todo o procedimento para o seu cadastro como pessoa natural. No entanto, ao tentar cadastrar sua corretora de seguros que foi aberta recentemente, não conseguiu concluir o processo. “O cadastro da empresa está dando erro. O sistema deixa ir até o final e, quando você tenta finalizá-lo, aparece a seguinte mensagem de erro: ocorreu um erro durante o processamento”, explica Bastos.

Ele acrescenta que, no manual da Susep, diz que esse erro é causado pela quantidade de acessos e pede para tentar novamente. “Contudo, já tentei algumas vezes e o erro persiste”, acentua.

FENACOR. 

As falhas no sistema da Susep também foram alvo de críticas do presidente da Fenacor, Armando Vergilio, ao participar do “live do CQCS”, nesta quarta-feira (29). 

Segundo ele, o sistema é “frágil” e há risco, inclusive, de fraudes com a utilização indevida de dados dos corretores de seguros. “Qualquer pessoa má intencionada pode sequestrar o registro do corretor de seguros, utilizando apenas o seu CPF. Diante desse risco, eu decidi expor os meus dados no sistema para comprovar isso”, revelou Vergilio.

Ele criticou o fato de o sistema não confirmar sequer o endereço do corretor, exigindo basicamente o número do CPF para recadastrar o profissional.

Essa foi uma das razões que levaram a federação a ingressar com ação judicial na 2ª Vara Federal do Rio de Janeiro com pedido de liminar contra o recadastramento.

Vale lembrar ainda que a Fenacor e os Sincors estão recomendando que os corretores de seguros não façam seu recadastramento até que haja uma definição na Justiça.

FAÇA UM COMENTÁRIO

Esta é uma área exclusiva para membros da comunidade

Faça login para interagir ou crie agora sua conta e faça parte.

FAÇA PARTE AGORA FAZER LOGIN