Notícias | 18 de setembro de 2003 | Fonte: Seguros em Dia

Setor desperta para a importância da venda conjunta

Um dado da recente pesquisa realizada pelo Sindicato das Seguradoras do Rio de Janeiro junto a consumidores cariocas chamou a atenção dos executivos do setor: de cada 100 entrevistados, 64 não sabem que podem ter vantagens em outros seguros ao contratar determinada apólice em uma companhia.
Esse dado, na avaliação dos seguradores, é uma clara indicação de que a venda conjunta, comum no mercado internacional, ainda não é bem trabalhada no Brasil. O mea-culpa dos executivos do setor é amenizado, contudo, pela certeza de que esse problema pode e deve ser resolvido rapidamente. É citada, como exemplo, a estratégia que vem sendo adotada por algumas empresas, especialmente as estrangeiras, para a venda de pacotes que reúnem coberturas para várias necessidades do consumidor. O caso mais recente é o da Tokio Marine que, com base em sua experiência no exterior, está comercializando um seguro que reúne garantias para o automóvel, a residência e a vida do cliente em uma única apólice.
Os seguradores entendem que esse processo precisa também da ajuda do corretor que, a exemplo das empresas de seguros, ainda não têm o costume de exercitar a venda conjunta.
Outro detalhe da pesquisa que estaria sinalizando para a venda conjunta é que 98% dos entrevistados afirmam que “ter um automóvel” é um fator que aumenta a probabilidade de alguém adquirir uma apólice de seguro.
Jorge Clapp

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