Notícias | 9 de julho de 2004 | Fonte: Folha Online

Setor de resseguros puxa Bolsas européias para baixo

VINICIUS ALBUQUERQUE
da Folha Online

As Bolsas européias fecharam em baixa nesta terça-feira puxada pelo setor de seguros. Em Londres, o índice FTSE 100 encerrou o dia com baixa de 0,74% e 4.370 pontos. Na Bolsa de Paris, o índice CAC 40 caiu 0,75%, com 3.660 pontos. Na Bolsa de Frankfurt, o índice DAX teve desvalorização de 1,27% e 3.944 pontos. Na Bolsa de Milão, o índice MIB encerrou o pregão em queda de 0,46%, com 20.916 pontos e o índice Ibex 35 fechou em baixa de 0,47% e 8.022 pontos.

No Reino Unido, os dados de maio sobre produção industrial e manufaturas mostram uma recuperação, mas alimentam os temores de que uma alta na taxa de juros do Banco da Inglaterra (banco central do país) esteja a caminho.

Nos EUA, o índice do ISM (sigla em inglês para Instituto de Gestão de Oferta) para o setor registrou 59,9 em junho, depois dos 65,2 pontos registrados em maio. Esse índice considera o movimento das empresas varejistas, de construção civil, serviços financeiros e outras que trabalham com produtos não-manufaturados.

O resultado ficou abaixo dos 63 pontos esperados pelo mercado. Uma leitura acima de 50 pontos indica expansão na produção do setor, enquanto abaixo de 50 indica retração. Segundo economistas, o resultado reforça o anúncio do Federal Reserve (Fed, o BC americano) de que futuras altas em sua taxa de juros deverão acontecer em ritmo gradual.

Mercado de ações

O setor de resseguros sofreu pressão hoje depois de o banco suíço UBS dizer que 2004 parece ser o ano do pico do ciclo de altas para o setor de resseguros. `Os preços [das ações ] do setor de resseguros atingiram um pico nos EUA (…) e os preços das ações do setor na Europa estão passando por taxas menores de crescimento`, disse o UBS em comunicado.

As ações da Munich Re e da Swiss Re –primeira e segunda maiores resseguradoras do mundo– perderam 2% e 2,5% respectivamente, depois que o UBS rebaixou as classificações dos papéis de ambas as empresas.

Os papéis do grupo químico alemão Henkel caíram 5,6% depois de reduzir sua expectativa de vendas para 2004, alegando baixa demanda e pressão sobre os preços na Alemanha e em outros mercados europeus.

No setor petrolífero, as altas nos preços do petróleo favoreceram as ações da British Petroleum, que fecharam com alta de 0,7%. Às 13h (horário de Brasília) o barril do tipo Brent, para entrega em agosto, estava em alta de 2,42%, cotado a US$ 37,20, no International Petroleum Exchange, em Londres.

FAÇA UM COMENTÁRIO

Esta é uma área exclusiva para membros da comunidade

Faça login para interagir ou crie agora sua conta e faça parte.

FAÇA PARTE AGORA FAZER LOGIN