Notícias | 4 de maio de 2021 | Fonte: CQCS| Sueli dos Santos

Setor de construção ganha solução para gestão de riscos voltada ao mercado de seguros

A Wiz vai colocar no mercado uma oferta para a gestão de riscos na execução de empreendimentos. Em parceria com o Construtivo, serão comercializados seguros integrados ao serviço de acompanhamento de obras e gestão de riscos, uma exigência que passa a valer após a aprovação do Projeto de Lei 4.253/2020, que eleva o seguro garantia de 10%, em obras acima de R$ 200 milhões, para 30% do valor do contrato. Antes, as corretoras vendiam os seguros para projetos de infraestrutura, mas as seguradoras não tinham acompanhamento da obra de forma detalhada e em tempo real.

A solução passa a fazer parte da plataforma de serviços da unidade sob a marca Wiz BPO by Construtivo e também potencializará o suporte ao seguro quinquenal, que faz parte do novo programa Casa Verde e Amarela (antigo Minha Casa Minha Vida), e prevê que a construtora dê garantia nos primeiros cinco anos da obra para a cobertura de riscos e eventuais problemas por meio da seguradora.

O serviço de gestão integrado à venda do seguro será oferecido por meio de uma solução criada em conjunto pelo Construtivo, companhia de Tecnologia da Informação com DNA em Engenharia, e a Wiz BPO, unidade de Business Process Outsourcing do conglomerado Wiz, focada também em desenvolvimento de tecnologias para a melhoria dos processos de venda e pós-venda do mercado de seguros.

Dessa forma, o Construtivo entra com a sua ferramenta Colaborativo para automatizar os procedimentos que envolvem o acompanhamento e a gestão dos riscos do projeto, enquanto a Wiz BPO operacionaliza o sistema para assegurar que seja realizada uma fiscalização das obras em andamento. A solução passa a fazer parte da plataforma de serviços da unidade sob a marca Wiz BPO by Construtivo.

Marcus Granadeiro, CEO do Construtivo, lembra que as corretoras vendiam os seguros para projetos de infraestrutura, mas as seguradoras não tinham acompanhamento da obra de forma detalhada e em tempo real. “Isso geralmente era feito por um fiscal da obra”, diz.

Leandro Leite, diretor executivo da Wiz BPO, diz que a atuação da Wiz em gestão de risco e acompanhamento de obras é de extrema relevância para as seguradoras porque ajuda na previsão e evita um possível sinistro. “Elas entendem o que está acontecendo se os valores são gastos devidamente e, assim, têm garantias do cumprimento dos contratos. Essa avaliação técnica é um diferencial para as seguradoras responsáveis pelos seguros que garantem a execução de obras”, explica.

O acompanhamento e gestão de riscos integrados à venda do seguro garantem o andamento da obra com eficiência e redução de custos. “As empresas continuarão desenvolvendo outros serviços que antecipem demandas de mercado”, finaliza Leandro Leite.

FAÇA UM COMENTÁRIO

Esta é uma área exclusiva para membros da comunidade

Faça login para interagir ou crie agora sua conta e faça parte.

FAÇA PARTE AGORA FAZER LOGIN