Notícias | 24 de setembro de 2020 | Fonte: Porto Seguro

Semana Nacional do Trânsito: Com a volta gradativa da normalidade, Porto Seguro reforça a importância de atitudes responsáveis e gentis

O trânsito é um ambiente de tomadas de decisões e regras. A Porto Seguro dá dicas de como é possível deixar a tensão de lado com atitudes que contribuem para um Trânsito+gentil

 

Aos poucos o trânsito na cidade e nas estradas vão voltando à medida em que as restrições de isolamento seguem diminuindo em várias cidades do País. Dessa maneira, a Semana Nacional do Trânsito de 2020 é ainda mais pertinente por disseminar ações que visam reflexão, conscientização e respeito dos motoristas, motociclistas, ciclistas, pedestres e todos os agentes que compõem o trânsito. Esse é o esforço contínuo da Porto Seguro. Jaime Soares, diretor do Porto Seguro Auto, ressalta a importância de o motorista pensar de forma coletiva. “É possível que muitas pessoas, por um tempo, deixem o transporte público de lado e passem a usar os veículos particulares. Com isso, o trânsito pode vir a ficar um pouco mais intenso e a única coisa que podemos fazer para melhorar tal condição é respeitar as regras com tolerância e paciência. Boas atitudes contribuem para um trânsito mais pacífico e menos desgastante para todos. A Semana Nacional do Trânsito é uma data a qual reforçamos a mensagem para inspirar os condutores a serem corteses com o próximo diariamente”, comenta.

Atento à importância da causa e do cenário atual, a Porto Seguro reforça o Trânsito+gentil – criado em 2010, a campanha incentiva a cortesia entre todos que compõem o tráfego no dia a dia. “Quando criamos a campanha nosso propósito sempre foi promover o respeito entre os motoristas. E para engajar ainda mais a causa, desenvolvemos o appTrânsito+gentil, que auxilia na dirigibilidade e incentiva o usuário a ser um motorista mais consciente. O app já conta com mais de um milhão de downloads e reflete a intenção do que os cidadãos querem no trânsito: um ambiente mais saudável e pacífico”, completa o diretor.

Estudos de comportamento já apontaram que uma das causas que compromete a qualidade de vida das pessoas, principalmente em grandes capitais, é o trânsito intenso. Nesse momento, há perspectiva de que muita gente ainda prefira o transporte particular ao público. Por isso, toda atenção é necessária. Para reforçar a mensagem disseminada na Semana Nacional do Trânsito, a Porto Seguro apresenta cinco atitudes que ajudam a tornar o dia a dia no trânsito mais gentil e cordial.

1- Procure dirigir em ambientes mais calmos

Embora o trânsito seja intenso na maioria das vezes, busque, se possível, caminhos que estejam mais vazios, mesmo que o trajeto seja um pouco mais longo. Isso vai fazer com que o motorista tenha uma sensação mais tranquila.

2- Tente sair mais cedo

Para que a primeira dica funcione melhor é importante uma boa administração do tempo. Logo, se o motorista já sabe que terá de desviar a rota para uma que gastará mais tempo, precisará sair mais cedo. E mesmo que não faça isso, sair mais cedo dá margem para algum trânsito não previsto pelo caminho. Dirigir sem pressa é essencial para uma condução responsável.

3- Tente ficar relaxado

Coloque uma música que acalme ou traga um pensamento bom. Pode ser também algum podcast com informações curiosas, de preferência com assuntos que trazem satisfação. Observe o modo como segura o volante e note o quanto está relaxado. Se perceber que está começando a apertar as mãos, suavize os dedos para aliviar a tensão.

4- Deixe os vidros limpos

Andar com o carro sujo pode contribuir para o estresse. Observe, principalmente, os vidros da frente e retrovisores. Ter uma visão limpa das vias, sem distrações, também é importante.

5- Procure manter a calma com as atitudes alheias

Tente não perder a cabeça com pessoas irritadas ou que praticam atos irresponsáveis. Siga dirigindo normalmente, de forma educada e segura. Faça sempre a reflexão de que o momento do outro motorista não tem a ver com o seu. Outra dica é não descontar o estresse em buzinadas sem propósito. Reserve a buzina para ocasiões apropriadas.

_________________________________________________________________________________________________________________

Participe do Bom Dia Seguro, o maior grupo no WhatsAPP exclusivo para Profissionais de Seguros de todo Brasil.

Realize o seu cadastro através do link e venha compartilhar conhecimento: http://cqcs.com.br/cadastre-se/

Caso você já seja cadastrado no CQCS, envie um Fale Conosco solicitando participar do grupo. Link: http://cqcs.com.br/fale-conosco/

FAÇA UM COMENTÁRIO

Esta é uma área exclusiva para membros da comunidade

Faça login para interagir ou crie agora sua conta e faça parte.

FAÇA PARTE AGORA FAZER LOGIN