Notícias | 14 de abril de 2004 | Fonte: Investnews

Seguro Rural está no plano de safra deste ano

O ministro da Agricultura, Pecuária e Abastecimento Roberto Rodrigues disse que, esta otimista com o futuro do agronegócio no País. Segundo ele será anunciado no final de maio, um conjunto de ações que vão criar novos mecanismos de financiamento e comercialização agrícola de forma casada, que vão melhorar os negócios no setor.

Estas novas medidas vão permitir a participação do setor, na linha dos leilões de opções privadas de papéis a serem negociados nas bolsas de futuro e que poderão ser lastreadas em produção, porém garantidas pelo setor privado e financeiro.

Outra medida que deverá ser regulamentada é a que diz respeito ao seguro rural que estabelece uma garantia de renda para o setor privado agrícola. “Isto automaticamente cria uma nova expectativa para o sistema financeiro de emprestar para o setor privado”, disse Rodrigues.

Segundo o ministro o grande problema nesta área é que os riscos do setor agrícola são diferentes dos riscos de outras atividades econômicas o que dificulta aos bancos aprovarem empréstimos para o setor. “Com o seguro rural funcionando adequadamente esta questão desaparecerá”, afirmou Rodrigues.

O ministro lembrou que o Brasil é o único país agrícola importante que ainda não tem este tipo de seguro e que ele deverá começar a funcionar ainda este ano.O ministro da Agricultura afirmou que é preciso ficar claro que cada vez mais o governo tem menos recursos para atender a demanda do setor de agribusiness, que cresce a cada ano.

Rodrigues lembrou que o crescimento da área de plantio do ano passado para esse ano foi de mais três milhões de hectares de área plantada. Crescimento justificado pelo avanço das novas tecnologias que ajudam a melhorar o custo da produção e faz com que o produtor saia em busca de mais crédito para financiamento de mais produção.

O ministro disse que cada vez mais o estado é menos capaz de atender a demanda crescente. “Para resolver este impasse é que mecanismos como o seguro rural estão fazendo parte do plano de safra para este ano”, afirmou Rodrigues.

FAÇA UM COMENTÁRIO

Esta é uma área exclusiva para membros da comunidade

Faça login para interagir ou crie agora sua conta e faça parte.

FAÇA PARTE AGORA FAZER LOGIN