Notícias | 17 de outubro de 2003 | Fonte: Seguros em Dia

Seguro protege patrimônio histórico

A prefeitura da Santana de Parnaíba, na Grande São Paulo, iniciou na última terça-feira, dia 14, através da aprovação de um Projeto de Lei na Câmara Municipal, um convênio inédito para proteger todos imóveis históricos da cidade. O seguro será garantido pela Mapfre Vera Cruz e cobre danos resultantes de incêndio, vendaval, queda de raio, explosão, implosão e queda de aeronaves.
O seguro será feito através de uma apólice coletiva, no valor de aproximadamente R$ 42 milhões, tendo a prefeitura como estipulante. A cobertura é válida apenas para danos nos imóveis, excluindo-se qualquer bem em seu interior. Não existe custo algum para os proprietários e em caso de sinistro, não haverá indenização em dinheiro e sim a reconstrução do imóvel.
A companhia estará segurando 209 imóveis tombados pelo CONDEPHAAT (Conselho de Defesa do Patrimônio Histórico, Artístico, Arqueológico e Turístico do Estado de São Paulo), inclusive a Igreja Matriz de Sant’ Anna e a própria Câmara Municipal, sendo este o maior conjunto arquitetônico em taipa tombado e preservado em todo o Estado. Situada a apenas 38 Km da capital, ainda na região metropolitana, a cidade possui um casario em seu centro histórico que retrata principalmente o estilo dos séculos XVIII e XIX, atraindo muitos paulistanos para passeios de final de semana.
Segundo o prefeito Silvinho Peccioli, “a iniciativa nasceu da constante preocupação em preservar a história da cidade e tem por finalidade assegurar que todos os eventuais danos causados às construções que compõem o Patrimônio Histórico sejam reparados, sem que os munícipes tenham que arcar com vultosas quantias, o que na maioria das vezes ultrapassa as suas possibilidades”.
O diretor-presidente da Mapfre Vera Cruz, Wilson Levorato, esclarece que o compromisso de garantir a longevidade de patrimônios históricos como este está relacionado a um caráter de responsabilidade social que a companhia vem assumindo em várias ações em prol da comunidade paulista e também de todo o Brasil.

FAÇA UM COMENTÁRIO

Esta é uma área exclusiva para membros da comunidade

Faça login para interagir ou crie agora sua conta e faça parte.

FAÇA PARTE AGORA FAZER LOGIN