Notícias | 26 de agosto de 2003 | Fonte: Seguros & Riscos

Seguro Garantia em operações de Project Finance

Garantias a favor de bancos sempre foram um ponto de interrogação na indústria de seguro garantia. Conforme a estrutura e os riscos, algumas companhias seguradoras podem entender que tal garantia seja financeira, enquanto outras como “performance”.
Apesar da controvérsia no assunto, não há dúvidas de que operações de Project Finance (financiamento de projetos) oferece diversas oportunidades para o segmento de seguro garantia.
Dependendo do país em que se emite a garantia e a estrutura da operação em que se está envolvido, uma garantia em favor de um banco pode transformar-se em uma boa oportunidade para se fazer negócios sólidos e rentáveis.
As estruturas de financiamento tipo Project Finance caracterizam um aspecto importante em que fianças e seguros podem ser usados para amenizar uma vasta lista de riscos para financiadores.
No Brasil, a UBF Garantia & Seguros S.A apoiada pelo IRB-Brasil Re e por resseguradores estrangeiros desenvolveu um produto específico de seguro garantia, denominado internacionalmente como completion bond, que objetiva mitigar o risco de término de projetos, garantindo o financiador do projeto em operações de Project Finance.

FAÇA UM COMENTÁRIO

Esta é uma área exclusiva para membros da comunidade

Faça login para interagir ou crie agora sua conta e faça parte.

FAÇA PARTE AGORA FAZER LOGIN