Notícias | 19 de setembro de 2005 | Fonte: Info Money Pessoal

Seguro: fraude preocupa setor e consome até 15% das indenizações pagas

por: Wanderley Preite Sobrinho

O aumento crescente da fraude em seguros é uma realidade apontada pelo próprio setor. Hoje esta prática consome entre 10 e 15% das indenizações pagas. Somente no ano passado, de acordo com dados da Fenaseg (Federação Nacional das Empresas de Seguros Privados e de Capitalização), o prejuízo com as fraudes representou cerca de R$ 3 bilhões.

Estes números foram apresentados e discutidos por especialistas na última quarta-feira (14), durante o seminário `Fraude em Cobertura de Pessoas`, visando encontrar alternativas para prevenir e combater o problema que afeta não apenas o setor, mas a sociedade como um todo.

Punição aos fraudadores
Para Renato Russo, presidente da Comissão de Previdência Privada e Vida da Fenaseg, é preciso desenvolver mais e melhores mecanismos de controle, ampliando a repressão à fraude, através da identificação, perseguição e punição do fraudador.

Apontada pelo executivo como um `círculo vicioso`, a fraude é um forte aliado do aumento do preço do seguro, já que acarreta gastos com procedimentos de perícia e análise, além do pagamento indevido ao fraudador.

Ramo vida
O problema tem sido observado pela Fenaseg nos últimos anos e sua atuação preocupa, também, no ramo Vida. Este alerta foi dado pelo Sistema de Quantificação de Fraude desenvolvido pela entidade para quantificar a fraude.

Na primeira pesquisa efetuada, de 2001 ao primeiro trimestre de 2004, foi constatado avanço da fraude nesta carteira. De acordo com este estudo, somente de janeiro a março do ano passado o índice de suspeita de fraude em Vida alcançou 17,96% dos sinistros, enquanto a fraude comprovada atingiu 5,12% dos sinistros no mesmo período.

Em seguros de vida, as fraudes podem variar muito. Uma das formas é a contratação do seguro por uma pessoa em doença terminal. O segurado também pode fornecer informações falsas na proposta de contratação, ou estender o seu período de convalescença.

Mas a auto-mutilação, informações manipuladas por médicos em atestados, o suicídio premeditado e até o falecimento antes da contratação dos seguros são algumas das fraudes mais comuns.

Vale lembrar que o seguro de vida (individual ou em grupo) é apenas uma das coberturas do Seguro de Pessoas, onde se enquadram também os seguros de Acidentes Pessoais (individuais e coletivos) ou R.E.A. (Renda de Eventos Aleatórios), que representa o pagamento da indenização na ocorrência de algum evento aleatório definido em contrato e não enquadrado nos demais ramos de seguros de pessoas.

FAÇA UM COMENTÁRIO

Esta é uma área exclusiva para membros da comunidade

Faça login para interagir ou crie agora sua conta e faça parte.

FAÇA PARTE AGORA FAZER LOGIN