Notícias | 28 de janeiro de 2022 | Fonte: Monitor Mercantil

Seguro enfrentará desafios com custos e preços

O presidente Sindicato das Seguradoras do Paraná e de Mato Grosso do Sul (Sindseg PR/MS), Altevir Prado, disse que 2021 foi extremamente desafiador e destacou o crescimento do mercado de 13% que, na avaliação dele, foi positivo em relação a outros setores de economia em retração, mas se descontada a inflação, segundo ele, não foi exatamente um crescimento real, e sim, nominal. Ele explicou que há uma diferença entre inflação de custo e inflação de oferta e que a última é pior, exatamente a experimentada em 2021.

“Aumento dos custos do seguro e a dificuldade de repassar preços ao consumidor são alguns dos desafios do setor em 2022″, disse ao fazer suas projeções para o mercado segurador durante sua participação no programa Seguro sem Mistério, da última quinta-feira (27), veiculado em TV fechada para 40 municípios do Rio Grande do Sul. Indagado sobre o expressivo aumento das compras online na pandemia de 71% e as possíveis repercussões no mercado, Altevir disse que esse crescimento foi inicialmente impulsionado pelo isolamento social. “Nos indenizamos bilhões de reais mas contratamos por bilhões menos ´x´. Isso vale para o mercado de seguros de saúde suplementar, mas vale também para o de automóvel”, afirmou Altevir exemplificando. “Quando se contratou um seguro por uma tabela FIPE de R$ 40 mil, ao longo do ano os automóveis usados se valorizaram muito e na hora de indenizar a seguradora teve um desembolso muito maior do que o previsto, de R$ 55 ou 58 mil”, disse.
“Com isso a importância de um mercado segurador robusto, que segue rigorosamente as regras, pode oferecer segurança aos segurados, e numa situação dessa, as reservas constituídas pelas seguradoras fazem com que as indenizações sejam pagas tranquilamente”.

“Mas o corretor não deve confundir modismo com mudança. Venda pela internet não é modismo, mas precisamos nos afundar nessa discussão. Corretor tem que dar essa opção para o consumidor? Sim. Significa que o consumidor vai usar essa opção? Não necessariamente. O homem nasceu para viver em sociedade. Temos cinco sentidos. Uma compra passa por estes cinco sentidos. Quando você vai para o caminho da internet precisa ver se vai satisfazer esses sentidos. Talvez siga essa tendência em algumas modalidades em que a compra é por necessidade, para o público mais jovem, o que também não é uma regra”.

Na visão do presidente do Sindseg PR/MS, não se avizinha um processo eleitoral tranquilo, o que segundo ele, gera insegurança para a sociedade e para o mercado, que segura investimentos repercutindo em queda da atividade econômica, emprego e renda. “Num outro aspecto temos a questão cambial, o dólar se valorizando e boa parte dos nossos bens de consumo são importados. Os componentes da indústria automobilística, por exemplo, são todos importados, então gera inflação”, disse.

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