Notícias | 22 de junho de 2020 | Fonte: CQCS

Seguro é como vacina para produtores

Reportagem da Band News trouxe o vice-presidente da Newe Seguros, Gabriel Boyer, que falou sobre a importância do seguro para o produtor rural. O executivo afirmou que algumas regiões brasileiras estão sofrendo com problemas climáticos, apesar de ter sido registrada um recorde. É nesse contexto que o seguro se apresenta como a “vacina” para os produtores rurais.

Gabriel pontuou que o objetivo do seguro é trazer estabilidade a quem trabalha na produção rural, para evitar que problemas no fluxo de caixa apareçam ao longo do tempo. O seguro vai atuar quando houver problemas de ordens climáticas – raios, granizos e afins – e também após a proliferação de alguma praga na plantação.

“O governo brasileiro vem tentando desenvolver com o ministério da agricultura, nos últimos dois anos, um trabalho para ampliar isso”, disse o executivo sobre a proteção às áreas plantadas. “A gente sempre compara (O Brasil) com países como China e Estados Unidos, onde a área de produtividade é muito mais segurada, estamos falando de índices de 75 a 80%. E quando vamos falar do Brasil, apenas 10% da área plantada possui seguro. Estamos tentando disseminar essa cultura”, completou.

Um ponto tocado durante a entrevista foi que no Sul do país é onde está concentrada a maior área de plantio segurada no país, cerca de 70%. De acordo com o vice-presidente da Newe isso acontece devido a alta volatilidade climática do local. “A cultura tem se expandindo, mas, na Região Sul, na safra de verão tivemos um problema climático bem forte e temos uma série de produtores que precisam sentar com os bancos e com o governo para negociar suas dívidas. Boa parte dos produtos que conseguiram contratar seguro para aquela safra não estão passando por isso agora”.

Gabriel também contou que, este ano, o subsídio para o seguro rural ficou em torno de R$ 1.5 bilhão, o que vai facilitar a contratação do seguro rural e vai deixá-lo mais barato. No entanto, foi estabelecida uma diferença. Questionado pelo âncora do programa se os produtores que atuam em agricultura familiar têm acesso a essa garantia, Gabriel esclareceu: “Não é uma modalidade que é comercializada pelas seguradoras, são modalidades que são específicos para agricultores pequenos e médios e são desenvolvidas pelo ministério da agricultura e em parceria com o banco central”, pontuou.

O setor de seguro agrícola é apresentou um crescimento de 60%, levando em conta os números de abril de 2020 comparado com os quatro primeiros meses do ano anterior.

____________________________________________________________________________________________________________________

Participe do Bom Dia Seguro, o maior grupo no WhatsAPP exclusivo para Profissionais de Seguros de todo Brasil.

Realize o seu cadastro através do link e venha compartilhar conhecimento: http://cqcs.com.br/cadastre-se/

Caso você já seja cadastrado no CQCS, envie um Fale Conosco solicitando participar do grupo. Link: http://cqcs.com.br/fale-conosco/

FAÇA UM COMENTÁRIO

Esta é uma área exclusiva para membros da comunidade

Faça login para interagir ou crie agora sua conta e faça parte.

FAÇA PARTE AGORA FAZER LOGIN