Notícias | 14 de agosto de 2020 | Fonte: UOL

Seguro do carro: veja 6 situações mais comuns em que o serviço é acionado

Contratar uma seguradora é uma das primeiras providências tomadas ao adquirir um veículo. Afinal de contas, é sempre bom contar com ajuda em caso de imprevistos que volta e meia acontecem no dia-a-dia. Os serviços oferecidos pelas seguradoras podem ser divididos em “sinistro” e “assistência”. O primeiro são eventos possíveis descritos na apólice e que, caso ocorram, possuem cobertura pela seguradora, dando direito ao segurado de ser ressarcido no valor combinado no contrato. É onde se enquadra situações como acidentes, incêndio ou roubos do veículo.

Já o segundo são atividades específicas que são oferecidas ao cliente (como guincho e chaveiro, por exemplo) e podem até abranger benefícios que vão além da cobertura do veículo. Seja “sinistro” ou “assistência”,UOL Carros listou abaixo as cinco situações mais recorrentes no acionamento do seguro.

Acidentes

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Uma das ocorrências mais recorrentes é a de acidentes. Nestes casos, o segurado aciona a seguradora para realizar a abertura do sinistro e reparar os danos causados. O segurado ainda pode solicitar a remoção do veículo por guincho, caso esteja impossibilitado de ser retirado do local, ou pedir transporte para sua residência, por exemplo. A cobertura básica da maioria das empresas inclui colisão ou capotagem acidentais, queda acidental em precipícios ou pontes, acidente durante seu transporte por meio apropriado (como cegonha ou guincho) e alguns tipos de atos danosos praticados por terceiros.

Pane por falta de manutenção

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O serviço de reboque de veículos é um dos mais solicitados pelos segurados. Normalmente o motivo é a falta de revisão periódica conforme orientação da fabricante, resultando em panes e outros problemas. Quando o veículo segurado não consegue se locomover por meios próprios em virtude de pane elétrica, seca ou mecânica, a seguradora cobre os gastos com reboque ou transporte até uma oficina mais próxima do local do evento. Isso acontece quando o reparo não puder ser tecnicamente executado no local de sua paralisação. Em caso de pane elétrica, a assistência pode realizar uma recarga na bateria no próprio local, para que o segurado tenha condições de se dirigir até uma oficina credenciada Caso o veículo não possa se locomover, a seguradora também pode providenciar o retorno ao domicílio do segurado ou transporte para continuação da viagem quando o tempo de reparo estimado seja superior a 48 horas.

Substituição de bateria

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Não é raro ver um motorista a pé por conta de uma bateria arriada. De tão frequente, as seguradoras já se preparam para este problema e oferecem assistência rápida com auxílio de motocicletas. Assim, o profissional pode se dirigir ao local do chamado com maior agilidade. Na maioria dos casos, o profissional já consulta as informações da apólice do veículo para providenciar uma bateria nova, que já é levada para instalação no carro do segurado. Assim o motorista pode sair do local rodando normalmente.

Chaveiro

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O serviço de chaveiro também está entre os mais solicitados. Os motivos são diversos: perda das chaves do carro, roubo, furto ou simplesmente esquecimento no interior do próprio veículo. O profissional contratado pela seguradora é capaz de destravar as portas do veículo sem danificá-lo para que o proprietário possa acessá-lo.

Vidro danificado

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Qualquer objeto pode danificar os vidros de seu carro. Pode ser uma pedra arremessada de forma não intencional por outro veículo ou até uma tentativa de furto. Porém, é bom ficar atento com pequenos danos, como trincas ocasionadas por pequenas pedras ou pedregulhos. Normalmente, a cobertura básica só paga a troca dos vidros se houver perda total ou perda parcial cujo valor do conserto supere o valor da franquia. O problema é que este tipo de cobertura não abrange situações mais corriqueiras, em que o vidro necessite de reparos ou trocas, algo que normalmente está incluso em coberturas adicionais. Neste caso, se você acionar a proteção de vidros, não precisa se preocupar em pagar a franquia. Ou seja, vantagem para o seu bolso. É por isso que é bom saber qual é a cobertura oferecida por sua seguradora.

Roubo de veículo

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O roubo de carros ainda figura entre as ocorrências mais frequentes nas seguradoras. Nestes casos, além de abrir uma investigação para que o seguro decida o que deve ser feito, o usuário também pode solicitar um táxi para se dirigir a um local seguro, como sua casa. A maioria das seguradoras cobre roubo ou furto, seja ele parcial (com dedução da franquia estipulada na apólice) ou total. Como nos casos de pane, a seguradora pode providenciar o retorno ao domicílio do segurado ou transporte para continuação da viagem. Se o veículo for localizado, a empresa também cobre os gastos com o transporte até a oficina mais próxima, caso o reparo não possa ser feito no local. Outra possibilidade é pagar o transporte do segurado ou de responsável legal ao local onde o veículo foi encontrado. Há empresas que ressarcem até prejuízos de acessórios ou equipamentos do carro, como sistema de som e kit GNV.

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