Notícias | 7 de outubro de 2020 | Fonte: Mix Vale

Seguro do carro: Renovação pode ficar mais barata

Seguro do carro: Renovação pode ficar mais barata. A crise também chegou ao mercado de seguradoras de veículos, que estão oferecendo condições especiais para a renovação dos seguros em meio à pandemia. Segundo dados da Superintendência de Seguros Privados (Susep), de janeiro a julho, o seguro de automóveis registrou uma arrecadação 5,3% menor do que a do ano anterior, resultado de descontos oferecidos e menos apólices vendidas. Além disso, estão sendo criadas coberturas personalizadas para atender à nova demanda. O momento é de pesquisar e negociar o melhor custo-benefício.

As seguradoras estão sofrendo com a queda nas vendas de veículos novos, que representam ainda a maior parcela de contratações de seguros. A estratégia passou a ser a renovação dos contratos.

— As empresas começaram a oferecer descontos em relação ao valor do ano passado, mais opções de parcelamento e até estenderam o bônus para a renovação fora do prazo. Entendemos que todos estão tentando redirecionar melhor os seus recursos e é preciso dar opções – afirmou Walter Pereira, presidente da Comissão de Automóvel da Federação Nacional de Seguros Gerais (FenSeg).

Quem não oferece uma boa proposta perde o cliente. Os corretores de seguros orientam que é preciso comparar as opções de mercado que melhor se adequam ao momento.

— A melhor forma de avaliar se a proposta é mesmo vantajosa é fazer uma comparação de mercado. E é bom ter ajuda de um especialista, um corretor, para avaliar — diz Fabio Izoton, presidente do Clube dos Corretores de Seguros do Estado do Rio de Janeiro.

Os microempresários Rachel Zan, de 48 anos, e Ronaldo Zan, de 54, decidiram migrar da seguradora com a qual mantiveram contrato por dez anos para uma outra concorrente que ofereceu um melhor preço.

— O corretor nos recomendou a mudança, já que conseguimos um valor de R$ 800 mais barato, podendo ser parcelado. Nunca tivemos problema com a seguradora anterior, mas agora na pandemia estamos buscando o que é melhor para o bolso — diz ela.

Há clientes que estão, inclusive, questionando se precisam mesmo dessa cobertura, já que estão com os carros parados nas garagens na maior parte do tempo. Os especialistas lembram que seguro é uma prevenção, e os riscos, mesmo que menores, existem. A alternativa pode ser uma cobertura menos ampla.

— Uma tendência é criar produtos com coberturas sob medida para alguns riscos, buscando um custo menor — diz Fabio Izoton.

Escolhendo o seguro

Mesmo com a percepção de que o risco esteja menor, o recomendado é não deixar de fazer o seguro.

— Mesmo para quem não está saindo de casa, há alguns danos e eventos que independem disso. E sempre há o risco de o dia em que sair ocorrer o sinistro. O importante é ver o que realmente precisa. Às vezes, não é exatamente o pacote padrão. Pode-se optar por uma cobertura de valor mínimo, retirando algo que não seja tão necessário — afirma Paula Sauer, planejadora financeira.

As corretoras estão investindo nessa cobertura personalizada, que pode fazer mais sentido e ser mais econômica, caso não se deseje uma proteção contra tudo. Pode-se escolher proteger o bem somente contra roubo, e não contra colisão, por exemplo. Um corretor pode verificar onde é possível cortar custos, já que ele pode entender os riscos envolvendo seu bairro e seu veículo e saber como a empresa avalia isso.

As seguradoras dão cotações diferentes, dependendo da região em que se mora, do carro, do uso e mesmo do sexo do motorista. Então, pode ser difícil avaliar sozinho condições diferentes. O importante é minimizar os principais riscos e encontrar uma apólice que caiba no bolso.

Agora, há também a opção de seguro “liga e desliga”, que só é válida para momentos contratados, não o tempo todo.

— Esse tipo de seguro é interessante para quem tem uma utilização baixa dos veículos, mas quem usa mais vai ver que sai caro. Não compensa — diz Fabio Izoton.

Riscos e preços menores

Para manter o segurado, as empresas estão negociando como podem. Em parte, os riscos diminuíram, o que permitiu que as empresas repassarem essa economia prevista. No Rio de Janeiro, onde há grande incidência de roubo de carros, e, por isso, o seguro é um dos mais caros do Brasil, o crime caiu 32% até julho, e o valor do seguro caiu mais que a média nacional.

— O Rio teve tem a peculiaridade do risco alto de roubo, que caiu bastante de fato. E com a crise, o preço do seguro caiu, em média, 10%, de janeiro a junho. Mas o cenário já parece estar mudando com a reabertura — disse Antonio Carlos Costa, presidente do Sindicato das Seguradoras RJ.

O desafio das empresas é conseguir prever esses riscos para passar a cotação mais justa, facilitar o pagamento em parcelas ou oferecer outra opção mais em conta. Mas há espaço para negociar.

— Fizemos uma reavaliação dos riscos para ver o que podíamos repassar e montamos uma estrutura de retenção de segurados. Oferecemos descontos e produtos com uma cobertura um pouco menor, ou apenas para um risco específico como roubo. E, às vezes, oferecemos até mesmo opções da nossa marca low cost, Azul. O importante é deixar o cliente satisfeito dentro do grupo — Gilmar Pires, diretor executivo da Azul Seguros, empresa do Grupo Porto Seguro.

A oportunidade foi tanta que algumas seguradoras conseguiram até mesmo aumentar as renovações na crise.

— Demos 20% de desconto, em média, para os que renovassem agora, e com isso vimos as taxas de renovação aumentarem mais de 20 pontos percentuais entre abril e julho deste ano comparado ao mesmo período do ano passado — afirmou José Luiz Machado, gerente de produtos na Youse.

Veja condições oferecidas para renovar o seguro do carro

Azul seguros/ Porto Seguro:

Na Azul Seguros, clientes do Cartão de Crédito Porto Seguro podem parcelar em até 12 vezes sem juros as contratações e as renovações do Azul Seguro Auto. A renovação também tem 5% de desconto.

Para quem quer fazer o cartão, há 5% de desconto na aquisição do Cartão de Crédito Porto Seguro e mais 5% em crédito na fatura após uso em compras.

Nos demais cartões de crédito, a renovação pode ser parcelada em até seis vezes sem juros.

Já na seguradora Porto Seguro, é possível parcelar a renovação em 12 vezes sem juros no Cartão Porto Seguro.

Bradesco Seguros Auto

Permite o pagamento em até dez vezes sem juros na modalidade débito em conta em qualquer banco, para qualquer seguro individual de automóvel, em novas apólices e/ou renovações.

Para o produto Bradesco

Tem o Seguro Auto Light, com cobertura entre 80% e 90% da Tabela Fipe e valor até 30% mais barato, em média, do que o seguro tradicional. Pode ser parcelado em até dez vezes sem juros.

Agora tem atendimento de assistência via WhatsApp.

Santander Auto

A seguradora permite que o cliente dilua o valor do seguro nas parcelas do financiamento do carro. O bem fica segurado por até 36 meses, sem a necessidade de renovar o seguro de um ano para o outro e tornando os valores mensais mais acessíveis. Também conta com vistoria do carro 100% digital.

Youse

Durante a pandemia, a empresa oferece desconto no preço de renovação de 20%, em média, e a liberação de assistências gratuitas independentemente do seguro contratado.

Além disso, é possível adaptar seu seguro para deixar o valor mais barato neste período. O usuário escolhe individualmente que coberturas e assistências ele precisa e paga um valor final personalizado.

Também oferece um pacote de seguro de automóvel específico para a quarentena, composto por coberturas mais básicas como roubo, furto, incêndio e assistência guincho, que no comparativo com um pacote de serviços mais completos, pode gerar economia de 44% para o cliente.

*Colaborou Carolina Nalin, estagiária, sob a supervisão de Claudia dos Santos

__________________________________________________________________________________________________________________

Participe do Bom Dia Seguro, o maior grupo no WhatsAPP exclusivo para Profissionais de Seguros de todo Brasil.

Realize o seu cadastro através do link e venha compartilhar conhecimento: http://cqcs.com.br/cadastre-se/

Caso você já seja cadastrado no CQCS, envie um Fale Conosco solicitando participar do grupo. Link: http://cqcs.com.br/fale-conosco/

FAÇA UM COMENTÁRIO

Esta é uma área exclusiva para membros da comunidade

Faça login para interagir ou crie agora sua conta e faça parte.

FAÇA PARTE AGORA FAZER LOGIN